Notícias

Prefeitura de Guarapuava decreta luto oficial de três dias, devido a morte de Artagão de Mattos Leão

30/07/2023

A Prefeitura de Guarapuava decretou Luto Oficial pelo período de 3 (três) dias, devido a morte de Artagão de Mattos Leão. Durante o período determinado pelo Decreto nº10637, assinado neste domingo (30), a Bandeira Municipal ficará hasteada a meio mastro, em todos os órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Município.

 

“O Município decreta luto oficial de 3 (três) dias: Durante o período de Luto Oficial, a Bandeira Municipal ficará hasteada a meio mastro, em todos os órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Município de Guarapuava. O luto oficial decretado não implicará em suspensão do atendimento nem das atividades do Paço, Secretarias ou outros órgãos municipais”, diz o texto do decreto.

 

Leia o Boletim na íntegra AQUI

 

Trajetória

Natural de Inácio Martins, Artagão de Mattos Leão representou Guarapuava durante nove anos, entre 1983 e 1991, quando foi deputado estadual. O ex-deputado contribuiu no desenvolvimento de toda região central do Paraná. Ele também teve papel de destaque na Assembleia Constituinte Estadual.

 

Em abril de 1991 foi nomeado para o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), onde ficou até 2022, com a aposentadoria compulsória. Foi presidente do TCE-PR por dois períodos, de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014.

 

Nos períodos em que comandou o TCE-PR, obteve importantes conquistas e avanços. No primeiro mandato, consolidou a rede de informática implantada em 1995, que passou a integrar todos os setores do Tribunal. Em seu segundo mandato, foi concluído o Programa TCE Digital, que possibilitou o trâmite 100% eletrônico de processos e procedimentos administrativos internos, praticamente eliminando o uso de papel.

 

Artagão deixa quatro filhos, entre eles o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior. Ainda não há informações oficiais sobre o velório e o sepultamento.

 

Velório e sepultamento 

 

Segundo familiares, o velório será realizado a partir das 06h desta segunda-feira (31), na sede do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, em Curitiba.

 

O sepultamento ocorre às 16h, no cemitério Parque Iguaçu, também na capital do Estado.

 

Texto atualizado em: 30 de julho, às 22h05.