Notícias

Prefeitura de Guarapuava conscientiza população sobre uso da água com atividades na Rua XV

29/03/2016

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, 22 de Março é o Dia Mundial da Água e, para lembrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava, em parceria com a Sanepar e Agrária, realizaram atividades no calçadão da XV, nesta terça-feira (29), para conscientizar a população sobre o uso da água.

Quem passou pelo calçadão se deparou com vários materiais informativos sobre o uso consciente da água e as inúmeras formas de reaproveitamento. “Passei pelos materiais e vi, por exemplo, o quanto eu gasto com um minuto da torneira aberta, são cinco garrafas pets. Não tinha consciência do quanto é gasto! É muita coisa. Mas agora sei como e por onde mudar minhas atitudes para economizar água”, disse Vera Lúcia Ferreira Lopes, que aprovou a ação da XV. “É muito interessante porque a gente é tão habituado a usar água e nem percebe quanto desperdiçamos”, comenta.

Com as atividades no centro da cidade, a Secretaria de Meio Ambiente, além de divulgar a campanha “Nunca diga desta água não beberei”, despertou o senso crítico da população em relação à água, fazendo com que todos tenham consciência do que podem mudar em suas próprias casas. “Queremos que as pessoas tenham a consciência de analisar como utilizamos a água no dia a dia em nossas casas porque às vezes o desperdício é eminente e nem percebemos, por isso precisamos nos atentar quanto gastamos de água em cada momento, como lavar louça, lavar as mãos, escovar os dentes”, explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Maristela Procidonio Ferreira.