Notícias

Prefeitura começa a castrar cães e gatos no bairro Jardim das Américas

26/08/2021

“Eu adotei 5 cachorros que ficavam na rua, é desumano as pessoas que adotam e abandonam.  Devemos cuidar da saúde dos nossos pets, por isso estou muito contente com o trabalho que está sendo realizado hoje, sem contar que é gratuito para população”, contou a moradora do bairro Jardim das Américas, Jandira Camargo, que trouxe dois cachorros, na manhã desta quinta-feira (26), para participar do processo de castração de cães e gatos, realizado pelo Canil Municipal de Guarapuava. 

 

Pensando em manter o controle populacional e a proliferação de zoonoses (doenças infecciosas transmissíveis), a ação contemplará 347 animais. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo a escolha do bairro visou justamente para reduzir o grande índice de abandono e maus tratos nessa região, pois grande parte dos pedidos de resgate vem do Jardim das Américas. “Atingimos a nossa meta dos 347 animais cadastrados. É um bairro com grande número de cães e gatos abandonados ou atropelados. E, tenho certeza que agora, vamos conseguir reduzir esse índice”, explanou.

 

“Realizamos muitos atendimentos nesta localidade. E, tivemos um número significativo de cadastros que iniciaram há duas semanas e agora seguimos com as castrações”, complementou a Diretora do Canil Municipal, Ivana Martins.

 

 

O prefeito Municipal, Celso Góes, esteve acompanhando o início do mutirão e destacou a importância dos recursos recebidos provenientes de emendas da deputada estadual, Cristina Silvestri, que por meio deles foi possível ampliar o número de pets contemplados.  “É de extrema importância a união entre a prefeitura e os deputados. A prefeitura está unida com todas as secretarias trabalhando juntos em prol de nossos guarapuavanos, principalmente por causas como estas, precisam cuidar de seus bichinhos e muitas vezes não tem condições”, disse.

 

“É uma alegria muito grande pra mim, quem me conhece sabe o quanto eu luto por esses animais e do amor que eu tenho por eles. E, vimos a necessidade de trazer o CastraPet aqui, um programa que irá auxiliar , atendendo as demandas da população que relatam grande índice  de abandonos e maus tratos dos animais”, finalizou a Deputada Estadual Cristina Silvestri.

 

O programa CastraPet é uma iniciativa do Governo Estadual em parceria com as prefeituras. Essa é a primeira vez que Guarapuava recebe o programa que contemplou o bairro Jardim das Américas. Disponibilizando uma estrutura completa, com uma equipes de veterinários, por meio do IAT, para atender população de baixa renda, protetores e Ongs.

 

A castração segue até a próxima terça-feira (31), no CEU das Artes, na rua Judite Bastos de Oliveira, para os moradores que já realizaram o cadastro.