Notícias

Prefeitura apresenta novo contrato de parceria com a Sanepar para desenvolver mais ações de preservação ambiental

18/08/2021

O prefeito Celso Góes apresentou ao Diretor-Presidente da Sanepar, Claudio Stabile, uma proposta de renovação do contrato para manutenção das atividades de preservação ambiental que envolvem o Parque Municipal das Araucárias. O encontro foi em Curitiba, na sede da Companhia. A parceria permite a realização de ações diretas no manancial do Rio das Pedras, responsável pelo de abastecimento de Guarapuava, como a proteção de nascentes, plantio de mudas e adequação de estradas nas áreas de preservação.

 

“O parque foi criado para incentivar o lazer e o contato com a natureza, mas sempre foi um espaço de inteligência na preservação do meio ambiente de toda a cidade. A produção de mudas de árvores nativas para recomposição das nossas matas é um exemplo. Por isso, esse trabalho conjunto é muito importante. Os projetos realizados ali, repercutem positivamente em toda a cidade”, disse Celso.

 

O prefeito destacou o projeto Parque Escola, que oferece aulas de educação ambiental dentro do Parque das Araucárias aos alunos das redes municipal e estadual e envolvem técnicos da Sanepar e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Já o secretário do Meio Ambiente, Celso Araújo, fez uma apresentação sobre os vários projetos feitos com a SANEPAR, desde a assinatura do primeiro contrato em 2016, enfatizando que eles garantiram a qualidade da água consumida pelos guarapuavanos, considerada a segunda melhor água potável do estado.

 

“Esta qualidade só é possível graças a muito trabalho e aos investimentos na proteção das nascentes de todo o manancial. Só nos últimos anos, foram mais de 3 milhões de reais destinados a proteção de cem nascentes da Bacia do Rio das Pedras, localizadas em uma área de 100 ha. Isso, também diminui os custos de tratamento da água que destinada ao consumidor final”, declarou o secretário.

 

Comitiva apresenta contrato de renovação da parceria que visa a preservação dos mananciais que abastecem Guarapuava.

 

Stabile manifestou a satisfação da Companhia com o cuidado mostrado pelo Município em questões ambientais. “Esta lição Guarapuava já faz bem há muito tempo, sendo um exemplo para outras cidades, além de estar alinhada com o nosso objetivo de oferecer água de qualidade ao povo paranaense”, disse o presidente.

 

Além do prefeito e do secretário de Meio Ambiente, participaram da reunião a secretária de Turismo, Katriane Milla, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, a deputada Estadual Cristina Silvestri, principal articuladora da parceria, o assessor da secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava, Cleverson Dias Mayer, e Júlio Gonchoroski, diretor de Meio ambiente e Ação Social da Companhia, e Elerian do Rocio Zanetti.

 

A Deputada Cristina Silvestri lembrou que a água de Guarapuava e o Parque das Araucárias são um “diamante da cidade”. “Sabemos do custo disso tudo e o quanto foi difícil conquistar o que temos. Com esses investimentos, oferecemos mais qualidade de vida para as crianças de hoje, também pensando nas futuras gerações”, disse a deputada Cristina.

 

Outras demandas

O encontro com o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, ainda tratou de ajustes na definição dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade, como também para estender e finalizar projetos de construção de poços artesianos, principalmente na zona rural, questão levantada pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu.