Notícias

Prefeitura apresenta projeto de revitalização da Lagoa das Lágrimas

11/03/2016

Um dos pontos turísticos mais encantadores de Guarapuava ganhará melhorias em sua estrutura. O projeto elaborado pela Prefeitura de Guarapuava prevê a revitalização em duas etapas. A primeira delas, com previsão de início para mês de maio, após a contratação da empresa, via licitação, terá um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. O recurso é uma emenda parlamentar do então deputado federal, Cezar Silvestri. “Haverá novas calçadas, com piso tátil e acessibilidade, mirantes e área de descanso. Todo o espaço contará com acessibilidade, proporcionando que mais pessoas usufruam da Lagoa”, destaca o Secretário de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, Flavio Alexandre, afirmando ainda que calçadas hoje estão com problemas em sua estrutura e não permitem segurança para quem as utiliza.

Muito mais que um ponto turístico da cidade, a Lagoa das Lágrimas também é um local de prática de exercícios. E por este motivo, além da revitalização nas calçadas e o projeto de acessibilidade, também será instalada uma Estação Saúde e uma Academia da Terceira Idade. “Com estas instalações, teremos mais um espaço de lazer e prática de atividades físicas em Guarapuava. Isto irá, certamente, melhorar a utilização do espaço da Lagoa para a prática de exercícios físicos”, complementa o Secretário de Esportes, Celso Góes.

Outra melhoria prevista é o plantio de mudas de árvores. Conforme explica o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, as mudas já serão plantadas com mais de quatro metros. “Essas novas árvores são adaptadas para o ambiente urbano, ou seja, elas não agridem as calçadas e no topo não alcançam as fiações. A espécie chega a oito metros de altura”, diz.

O edital para a obra deve ser lançado nas próximas semanas e, a partir da contratação da empresa, o projeto deve ser iniciado. Para o Prefeito Municipal, Cesar Silvestri Filho, a revitalização proporcionará mais conforto aos visitantes. “Sem dúvidas, a Lagoa ficará ainda mais bonita e charmosa. Mas o mais importante é que ela poderá ser visitada por todos, ou seja, a população poderá passear e desfrutar os encantos da Lagoa das Lágrimas”, finaliza Cesar Filho.

Para a segunda etapa da obra, está prevista a instalação de novos bancos, padronização dos quiosques e paisagismo com floreiras.