Notícias

Prefeitos dão mais um passo na unificação de consórcios de saúde

07/05/2021

Na manhã desta sexta-feira (07), prefeitos da região participaram de uma audiência pública para o alinhamento da criação do novo consórcio de saúde da regional de Guarapuava. A proposta é unificar quatro consórcios já existentes (Cis Paraná Centro Oeste, Cis Paraná Centro, Cisgap, Assiscop) para fazer a gestão dos serviços de saúde e possibilitar a implantação do SAMU Regional e do Centro de Especialidades.

 

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, é preciso pensar a saúde de uma forma regional atendendo uma população de cerca de 450 mil pessoas. “Unificar os consórcios possibilita a redução de custos para os municípios e, ao mesmo tempo, a ampliação dos serviços ofertados”. A deputada estadual, Cristina Silvestri, reforçou a fala do prefeito. “Nós temos tantos consórcios, numa população muito grande. Não temos profissionais para todos esses consórcios e um fica disputando com o outro. Precisamos parar de ficar divididos, e nos unir para benefício de todos. Já provamos que a união das forças políticas é fundamental para a captação de investimentos, e devemos continuar esse trabalho para garantir mais avanços”, observou.

 

O Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, esteve presente na reunião e falou sobre a regionalização do SAMU.

“Esta é a única região do Estado que não tem o SAMU Regional, pois atualmente funciona apenas em Guarapuava. Estamos viabilizando ações para promover a descentralização da saúde, com a regionalização trazemos o serviço de saúde para mais perto da casa das pessoas, fortalecendo a saúde do estado. Temos uma grande estrutura nesta região, principalmente em Guarapuava, que vem se desenvolvendo com os cursos de medicina”, destacou.

Além de administrar o Samu Regional, o novo consórcio também fará a gestão do Centro de Especialidades de Guarapuava, do Centro de Especialidades Odontológicas e do Serviço de Saúde Mental. Assim, os moradores da região central do Paraná terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré hospitalar e ambulatórios especializados.

 

Para que o consórcio seja firmado, ainda são necessárias outras ações, como a aprovação do estatuto em alguns municípios participantes e a conclusão das negociações. Formarão o consórcio, os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

 

MELHORIAS 
Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto anunciou que Guarapuava receberá duas novas ambulâncias de suporte avançado e novos veículos para o programa de saúde da família. “ Com tantas pessoas precisando de atendimento a domicílio, nós estamos incorporando o atendimento. São automóveis com ar-condicionado, quatro portas, que estarão à disposição das equipes para realizarem esses atendimentos. Já as ambulâncias serão como um hospital em quatro rodas, fazendo o primeiro atendimento com precisão e qualidade”, destacou.

 

Também participaram do evento, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; os prefeitos de Turvo, Jerônimo Gadens, e Pitanga, Dr. Maicol; o presidente do Consórcio Regional de Secretários Municipais de Saúde e secretário municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdecir Valik; a diretora da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch; e o deputado estadual Artagão Junior; secretários, prefeitos e vereadores municipais.