Prefeito de Guarapuava participa de reunião técnica sobre a Nova Ferroeste

21/06/2021

Nesta tarde (21), o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, participou da apresentação do projeto ferroviário que pretende viabilizar o Corredor Oeste de Exportação, beneficiando diretamente a economia do município.

O evento foi realizado no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), onde o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, apresentou os estudos que vão permitir a ampliação e revitalização da Estrada de Ferro Paraná Oeste, que possui extensão atual de 248,6 km e, com a execução do projeto, terá extensão estimada de 1.285,23 km (ligando as cidades de Paranaguá/PR, Guarapuava/PR, Cascavel/PR, Guaíra/PR e Maracaju/MS, contendo um ramal ferroviário entre Cascavel/PR e Santa Terezinha de Itaipu/PR).

Abrindo espaço para engajamento das prefeituras, a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes permitiu discussão com os gestores públicos locais e suas equipes técnicas sobre os benefícios que cada um dos 49 municípios envolvidos terá.

O volume de carga estimado para o primeiro ano da Nova Ferroeste é de 38 milhões de toneladas, valor que corresponde a 2/3 de tudo que é produzido pelas cidades que fazem parte do projeto. Em média, esse novo modal vai reduzir em 28% o custo logístico, além de reduzir o tempo de trânsito de 100h para 20h.

A reunião realizada hoje foi a primeira ação formal de debate, mas desde dezembro o traçado da Nova Ferroeste vem sendo discutido pelos líderes da região. Isso porque o principal objetivo do projeto é permitir a inovação aberta, em que todos os envolvidos colaboram e chegam a um acordo.

Neste formato, foi possível que o prefeito de Guarapuava solicitasse alteração no trajeto que passa pela cidade. No projeto original, a ferrovia passaria por dentro do município. Agora, o traçado passará pelo contorno norte, evitando regiões onde serão construídos condomínios.

Vale ressaltar que o desenvolvimento do traçado que a Nova Ferroeste vai ocupar, levou em consideração quatro fatores: atender aos principais produtores da região; respeitar as questões ambientais; observar os locais mais favoráveis no aspecto físico (que exigem menos custo na execução do projeto); e prevenir impactos sociais negativos (evitando desapropriações, por exemplo).

Celso Góes assinou o ato formal de engajamento, assim como os outros prefeitos presentes