Notícias

Prefeito de Guarapuava entrega à população, UBS da Vila Planalto reformada e reorganizada

16/07/2022

Com sua estrutura totalmente reorganizada e reformada, os moradores da região da Vila Planalto passam a contar, a partir desta segunda-feira (18), com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) completamente transformada. Com a obra, o espaço possibilitará um novo ambiente para os servidores que atuam no local e aos usuários do sistema de saúde, com objetivo de garantir um atendimento digno e de qualidade. A cerimônia de entrega foi na tarde deste sábado (16), no Bairro Vila Bela.

 

“Não é uma reforma de UBS. Vocês vão perceber que é, na verdade, uma nova UBS, porque aumentamos quase cinquenta por cento do tamanho dela, com um acabamento de qualidade, com produtos de qualidade. O número de consultórios médicos também é maior. Isso vai dar mais conforto para a equipe que trabalha aqui, e, principalmente para a população da Vila Planalto, que precisa dessa UBS para suprir suas demandas”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

Depois da obra, a UBS ganhou mais 116 metros quadrados que abrigará a nova central de esterilização de materiais, sala de vacinação, sala de reuniões, novos consultórios, equipamentos que chegaram recentemente, vestiários, lavanderia e almoxarifado. O prédio também passou por pintura interna e externa. Além disso, houve a reorganização de toda a estrutura interna, para melhorar o fluxo de atendimento. A nova área para estacionamento disponibiliza vagas para deficientes físicos e idosos.

 

O secretário de saúde, Jonilson Pires, falou sobre a importância dos profissionais de saúde e dos novos projetos da secretaria. “Trabalhar com saúde não é fácil. Eu diria até, que é uma demanda muito complicada. Vocês são valorosos no trabalho que fazem, pois contamos sempre com o empenho e dedicação de cada um. Há o processo de credenciamento de mais médicos, temos a saúde digital e isso tudo só soma para melhorar o atendimento de todos da comunidade”, disse o secretário.

 

“A nossa equipe está muito feliz. A UBS ficou maravilhosa e a população merece este novo espaço. Essa unidade, com os novos consultórios, vai melhorar a vida de todos os que moram no entorno”, disse a enfermeira-chefe daquela unidade básica de saúde, Vanessa José Landim Alves.

 

MELHORIAS

 

A revitalização da UBS é uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Centro Universitário Campo Real. O projeto incluiu ainda, a troca do telhado e identificação dos setores. A obra, além de beneficiar a comunidade e servidores, irá proporcionar um local mais adequado para as atividades práticas desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de medicina.

“Essa parceria entre o Centro Universitário Campo Real e a prefeitura, surgiu a partir do momento que trouxemos o curso de medicina para Guarapuava. O nosso intuito é justamente o melhoramento da rede de saúde pública. Com isso, acreditamos que podemos melhorar o atendimento na nossa comunidade. Desta forma, surgiu a ideia da ampliação e reforma de algumas UBS’s. Com isso, a Secretaria de Saúde fez um mapeamento regional de onde seria necessário melhorar as condições dessas unidades e a parceria resultou no que todos podem ver hoje aqui”, contou o pró-reitor do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Aires da Silva.

 

O prefeito reitera ainda, que as melhorias na saúde de Guarapuava não param e que as pessoas podem esperar por mais novidades nos próximos meses. “Temos esperança de que, com esse novo chamamento do Tribunal de Contas do Estado, possamos contratar mais médicos para Guarapuava. Temos percebido, nos últimos tempos, que o PSS (Processo Seletivo Simplificado) não tem dado conta de suprir as necessidades do município. Isso tem ocorrido em todo o Brasil, não é um problema apenas de Guarapuava. Mas, com o chamamento público, há a possibilidade de participação de médicos vinculados a empresas particulares e isso nos dá um pouco mais de fôlego no atendimento na área da saúde”, pontua o prefeito.

 

PRESENÇAS

 

Estiveram presentes no evento, os secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, servidores públicos e a comunidade em geral. Os acadêmicos de medicina e os representantes do Centro Universitário Campo Real, além da população, também participaram da inauguração.