Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, busca apoio do Estado para alimentar redes de amparo a infância e adolescência no município

23/06/2021

Nesta terça-feira (22), o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, foi recebido em Curitiba pelo diretor geral da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), Cristiano Meneghetti Ribas. O assunto da reunião, que também contou com a presença da deputada estadual Cristina Silvestri foi a importância das redes de amparo à infância e adolescência.

A ideia inicial do prefeito era capitalizar recursos com o Estado para a construção de uma unidade de Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade do Paraná (Cense) em Guarapuava, visando a aplicação do sistema em regime fechado. Na ocasião, o diretor geral da secretaria explicou que, neste momento, o foco do Estado tem sido a manutenção de projetos já existentes, pois a construção de um novo Cense para o regime fechado exige um investimento por volta de R$ 30 milhões.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza – que também acompanhou o prefeito na reunião, juntamente com o secretário executivo, Daniel Frahm -, o município já fez a doação de um terreno para a construção do Cense. “Nós temos averbado na matrícula que o terreno é destinado à construção do Cense. Caso houvessem recursos disponíveis, poderia ser iniciada a licitação por parte da Sejuf agora mesmo”, detalha Paulo Dirceu.

Apesar de não existir recursos liberados no momento, o diretor geral da secretaria não descartou a possibilidade para o desenvolvimento de um projeto para a construção de um Cense no regime semiaberto. “Nosso setor de engenharia está levantando os custos atuais para fazer um Cense em regime semiaberto, mas isso vai levar um certo tempo, pois estamos estudando novos modelos. A ideia é apresentar uma estrutura diferenciada, com um espaço esportivo mais amplo, por exemplo”, esclareceu Cristiano Ribas.

Durante a reunião, Ribas também informou que o Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/PR) está destinando R$ 62 milhões para auxiliar entidades do setor, que certamente estão passando grandes dificuldades em meio a pandemia. Com isso, o prefeito de Guarapuava propôs fazer um levantamento das entidades do município que se enquadrem no perfil do edital publicado e, posteriormente, trazer os representantes delas para uma mesa redonda, além de auxiliá-los na construção do projeto necessário para conseguir receber o repasse dos recursos.

A deputada estadual Cristina Silvestri também informou que para a viabilização da Cense em Guarapuava, ela apresentou uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias para que o Governo reserve recursos para esta construção no orçamento do ano que vem.