Prefeito Cesar Silvestri Filho lança o Educard

28/07/2014

Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, sancionou a Lei que institui o Educard Guarapuava, política pública de acessibilidade e incentivo à educação que irá beneficiar pelo menos 8 mil estudantes do município. Na cerimônia estiveram presentes os secretários do município, vereadores, representantes de entidades comunitárias e alunos participantes de movimentos estudantis. Além da assinatura da sanção, foi apresentado o modelo adotado para o cartão que será utilizado pelos estudantes e que entrará em vigor nas próximas semanas. A estudante de Serviço Social e líder do Centro Acadêmico do curso da Faculdade Guairacá, Etiene Corso, afirma que, com a tarifa mais baixa do Educard, os alunos poderão participar de cursos preparatórios que irão ajudar no desempenho escolar dos contemplados. “Além do valor do passe ficar mais barato, essa medida promove o crescimento educacional e cultural”, destaca. Estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior serão beneficiados, sendo que a estimativa de economia mensal pode chegar ao valor de R$ 76 (veja tabela abaixo).

Para o prefeito, o Educard é uma grande conquista. “É com muita satisfação que implantamos mais essa política pública. O projeto do Educard foi feito com muito cuidado, procurando oferecer um debate aberto com os estudantes para que fosse possível chegarmos a uma solução viável. A nova Lei é extremamente abrangente, atendendo às redes pública e privada de ensino. Essa conquista demonstra o quanto está sendo investido em acesso à educação e mobilidade urbana”, comenta.

O benefício prevê para os estudantes que tiverem, no mínimo, 75% de frequência escolar, o serviço de transporte coletivo pelo preço simbólico de R$ 1, por até quatro vezes no mesmo dia. A medida é um grande auxílio para os contemplados que desempenham atividades extracurriculares e dependem do transporte público para se deslocarem até as instituições de ensino.

Economia

Com a tarifa atual (R$ 1,20 com a carteirinha), os estudantes de Guarapuava gastam em média aproximadamente R$ 5 por dia para se deslocar de casa até o local de estudo, caso utilizem o sistema de transportes quatro vezes ao dia. Com a implantação do Educard, a tarifa simbólica de R$ 1 trará economia para as famílias dos beneficiados. “Está é uma política real e concreta que incentiva o uso do transporte de massa”, completa Cesar Filho.

Como é/Como fica

– 4 trechos/dia na tarifa atual = R$ 4,80