Prefeito Cesar Silvestri Filho acompanha preparativos para inauguração da Araupel

02/12/2015

Nos 196 anos de Guarapuava, a população ganhará de presente um grande empreendimento. O dia 9 de dezembro de 2015 será marcado pela inauguração da fábrica da Araupel, empresa formada por capital 100% brasileiro, que se destaca na exportação de molduras, principalmente para os mercados norte americano e europeu. O prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, acompanharam, na manhã desta quarta-feira (02), a preparação para o início das atividades. “Ver esse espaço, com máquinas, equipamentos, funcionários e toda essa movimentação, me deixa muito satisfeito como prefeito, por ter apresentado aos proprietários o potencial local. Como guarapuavano, a satisfação é ainda maior, pois a Araupel, mesmo antes da inauguração, já está gerando empregos e renda”, afirma o prefeito.

Nos 38 mil metros quadrados de área construída, num investimento de R$ 140 milhões, tudo chama a atenção. A fábrica é uma das mais modernas no setor de molduras da América Latina. O funcionário da sala de comando do pátio de toras, por exemplo, pode acompanhar e coordenar todo o processo – do descarregamento à classificação da madeira – com auxílio de uma cadeira giratória e câmeras. “A unidade tem capacidade para receber 30 mil toneladas de toras e transformá-las em 7 mil metros cúbicos de molduras por mês”, especifica o gerente industrial Helton Romagnoli, destacando que três funcionários de uma empresa austríaca auxiliam na programação e automação das máquinas.

Nesta fase da construção da unidade, 250 pessoas estão empregadas. Além disso, foram contratadas diversas empresas guarapuavanas para realizar serviços terceirizados, como a J Service Engenharia Eletromecânica, na qual trabalha o Willian de Paula Louro; e a Método Montagem, que está com 37 funcionários nesta obra. “Esta fábrica é um avanço para Guarapuava. A crise está lá fora. Aqui o que vemos é muito trabalho”, opina o supervisor da Método Montagem, Onoralino dos Santos. “São 500 empregos diretos e indiretos gerados atualmente na obra, movimentando o setor da construção civil e muitos outros segmentos”, avalia o gerente de projetos da Araupel, Célio Sarmento.

Agência do Trabalhador

Através da Agência do Trabalhador, a Araupel já contratou e treinou 196 funcionários. Até maio do ano que vem, serão 420 profissionais atuando na empresa. Jocinei Gonçalves Ferreira, 35 anos, recebeu treinamento durante dois meses em Quedas do Iguaçu, onde fica a sede industrial da Araupel. Agora, de volta a Guarapuava, ocupa o cargo de operador de máquinas. Para ele, é só o começo. “Eu quero fazer carreira, crescer dentro da empresa e proporcionar uma vida melhor para minha família”, diz.

Depois da inauguração, a empresa terá, em seu quadro efetivo, 95% de mão de obra local. “Valorizamos os profissionais da cidade. Além disso, 40% do total de funcionários são mulheres”, conclui o gerente de projetos Célio Sarmento.