Prefeito Cesar Filho participa do 1º Encontro de Lideranças Nacionais

11/05/2018

O prefeito de Guarapuava e vice-presidente da FNP para Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), Cesar Silvestri Filho, participou, nesta sexta-feira (11), em São Paulo, do 1º Encontro de Lideranças Nacionais. O prefeito esteve entre os palestrantes de renome nacional e internacional, que debateram temas relacionados às eleições 2018, seus desafios econômicos, políticos e jurídicos.
Cesar Filho participou do debate Diálogos sobre o Brasil: desafios políticos e estruturais do país nos próximos 20 anos, tendo como moderador o ministro Dias Toffoli e a condução do advogado Moisés Pessuti. Também participaram do debate o cientista político Murillo Aragão, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
Um dos temas abordados pelo prefeito de Guarapuava foi a educação. “Precisamos rediscutir a educação. As questões estruturais são importantes, mas há um debate fundamental. Que tipo de formação queremos para nossas crianças, olhando o mundo daqui 20, 30 anos? Por exemplo, o Ideb, se pensarmos em globalização e em nova revolução industrial, deixa de ser um referencial, temos de pensar nossa educação à frente de outros países. A concorrência não é interna, é global. O Fórum Econômico Mundial apresentou um levantamento que 65% das crianças trabalharão, daqui 30 anos, em profissões que nem existem”, destacou Cesar Filho. “Nós precisamos incentivar nossas crianças a pensar, ter raciocínio lógico, não apenas a responder perguntas, mas a formular perguntas, dominar a matemática, aprender robótica, como temos em Guarapuava. Isso tem de ser normal. Esse é o pensamento se quisermos criar uma nação competitiva para o futuro”, acrescentou.
Sobre Parcerias Público-Privadas, Cesar Filho falou que uma das maiores dificuldades de implantação das PPPs e das concessões em âmbito municipal é o preconceito ao tema privatização. “Precisamos de um debate mais corajoso nesse sentido e mostrar à população que essas parcerias representam melhores de condições de infraestrutura e prestação de serviços com maior qualidade, na medida em que as parcerias são bem feitas; passa pelo estabelecimento de marcos legais mais seguros; passa pela recuperação da economia para que o capital internacional venha para cá com mais tranquilidade”, afirmou. Guarapuava tem um projeto, já bastante adiantado, sobre o tema. Uma Parceria Público-Privada na Iluminação Pública que, além de modernizar o sistema, diminui o consumo de energia, criando um ambiente propício para outros tipos de inovações da gestão municipal, sem comprometer as receitas do município.
Entre os palestrantes e participantes do evento, estavam influenciadores sociais, empresários, políticos e operadores de direito, como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, ex-presidente do STF, Nelson Jobim, apresentador global Luciano Huck, estrategista político do ex-prefeito de Nova York (EUA) Michael Bloomberg, Arick Wierson, a jornalista Mônica Bergamo e o advogado do presidente Michel Temer, Gustavo Bonini Guedes. Os secretários municipais de Guarapuava, Paulo Dirceu de Souza (Planejamento) e Sandro Abdanur (Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) participaram do encontro.
O encontro é realizado pelo Instituto Justiça e Cidadania, com a curadoria da Bonini Guedes Advocacia e apoio do Instituto Paulista de Direito Eleitoral, Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Instituto de Relações Governamentais e Instituto Vernalha Guimarães e Pereira.