Prefeito Cesar Filho fala sobre políticas públicas em saúde para acadêmicos da Faculdade Campo Real

22/05/2018

Políticas públicas em saúde e suas perspectivas para Guarapuava. Esse foi o tema da palestra do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, no V Simpósio Integrado de Saúde, realizado pela Faculdade Campo Real, na noite desta segunda-feira (21). O evento, que segue durante a semana, é voltado aos acadêmicos dos cursos de saúde da instituição.

Para um grande público, Cesar Filho falou sobre a abrangência do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nenhum outro país do tamanho do Brasil possui um sistema como esse: universal, integral e gratuito. Um sistema complexo e que exige muitos recursos”, avaliou. “Nossa tendência é olhar apenas o lado ruim, mas ignoramos as mais diversas ações que nem são associadas pelo SUS, como toda a assistência de vacinação, Samu, Siate, tratamento de doenças raras, centrais de transplante, tratamento para Aids, vigilância sanitária, por exemplo. Tudo isso é prestação de serviço do SUS”, especificou.

Cesar Filho também falou sobre a formação de todos os profissionais da saúde. “Vocês, futuros profissionais, também são fundamentais para a melhoria do sistema. Temos muitos desafios a superar e contamos com a ajuda de todos para atuar de forma a melhorar a qualidade do atendimento, que é algo muito importante para a satisfação do usuário. Nós, gestores, precisamos da ajuda de todos”, reforçou o prefeito, enfatizando a importância da formação profissional na cidade de origem e a regionalização da saúde. “Formar profissionais da saúde no interior é um passo importante, pois os profissionais conhecem a realidade da população. Por isso lutamos tanto para a implantação do curso de Medicina em Guarapuava, que se soma aos cursos de saúde que já temos na cidade”.

O prefeito destacou ainda o aplicativo Fala Saúde, implantado na atual administração, que busca ampliar a interação com a população. Através do aplicativo, o usuário tem acesso à agenda no setor de especialidades, podendo visualizar dia e horário de sua consulta; monitorar os atendimentos de urgência e emergência nas unidades do Trianon, Primavera e UPA Batel, para auxiliar no deslocamento àquelas com menos fila e mais médicos; receber informações sobre o setor da saúde, como campanhas de vacinação, por exemplo; e ainda avaliar os serviços de saúde do município através de uma pesquisa de satisfação de usuário. O aplicativo pode ser baixado em todos os aparelhos smartphones que possuem sistema android.

Também participaram da palestra, que abriu o simpósio, o diretor geral da Faculdade Campo Real, professor Edson Ayres, coordenadores de cursos, docentes e representantes da 5ª Regional e Secretaria Municipal de Saúde.

Postado em: 22/05/2018