Prefeito Cesar Filho entrega semeadeira a pequenos produtores do Assentamento Bananas

12/09/2018

Na tarde desta quarta-feira (12), o prefeito Cesar Silvestri Filho entregou uma semeadeira aos pequenos produtores do Assentamento Bananas, Distrito do Guará. É mais uma ação do programa Vida Rural, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Guarapuava, que beneficia as famílias do campo com projetos de assistência técnica, habitação rural, diversificação da produção, comercialização, entre outros. “Essa semeadeira se soma aos outros equipamentos e projetos desenvolvidos aqui na comunidade. Nosso objetivo é garantir a vocês melhores condições de trabalho, melhorando a renda e, consequentemente, a qualidade de vida”, disse o prefeito.

Segundo o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane, a semeadeira será utilizada em forma de comodato pelas famílias de produtores do Assentamento Bananas e outras comunidades do Distrito do Guará. “A administração municipal cede os equipamentos e a associação define a maneira que devem ser utilizados. Amanhã entregaremos outra semeadeira. Será no Assentamento São Pedro, no Distrito do Guairacá. Cada semeadeira custa, em média, R$ 40 mil, e foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Cristina Silvestri”, informou.

No Assentamento Bananas, os pequenos produtores já receberam tratores, ensiladeira, plantadeira, entre outras máquinas, além de equipamentos para panificação e produção de mini-processados. “Tudo isso é resultado de trabalho coletivo dos governos federal, estadual, municipal e associação dos produtores”, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, destacando que as comunidades também foram beneficiadas com a recuperação de estradas rurais.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Nelson Carlos Riclitski (Dedo), reforçou a importância do associativismo para a melhoria da qualidade de trabalho e de vida no campo. O presidente da associação de produtores do assentamento, Ademir Magari, disse que os projetos e equipamentos beneficiam as 61 famílias do Bananas e também dos assentamentos Rosa e 13 de Novembro. “Nós melhoramos a produção de leite, verduras, ovos, queijos e doces. Tudo tem venda garantida através da Carmug, que repassa à merenda escolar, feiras do produtor, feira solidária e mercados”, informou Magari.

Também participaram do evento o chefe regional da Seab, Arthur Bittencourt, a líder comunitária Diva Horst, técnicos agrícolas e secretários municipais.