Notícias

Prefeito Cesar Filho entrega “raio-x” da Administração para o futuro gestor Celso Góes

02/12/2020

Nesta quarta-feira (02), as equipes de transição de governo municipal (atual e futura administração) se reuniram para a entrega dos relatórios com todos os dados sobre a situação do município. O documento inclui as contas públicas, contratos vigentes, todas as despesas com pessoal e a estrutura patrimonial.  O objetivo é garantir transparência ao processo de transição e permitir que a futura gestão possa planejar as ações e decidir questões importantes que não podem ser adiadas.

 

Espero que, do ponto de vista institucional, isso seja tomado como exemplo de uma boa prática a ser seguida pelos gestores públicos. Dessa forma, mais do que compartilhar informações públicas, queremos apresentar as políticas públicas implementadas, permitindo a organização da futura administração e a continuidade desses programas. Dentro desse ambiente colaborativo, vamos apoiar a equipe sucessora dando todo o suporte para o trabalho continuar no mesmo ritmo que vem sendo executado em Guarapuava., declarou o prefeito municipal Cesar Silvestri Filho.

 

Não canso de dizer que o Cesar está entregando o mandato sendo o melhor prefeito do Estado do Paraná e a minha responsabilidade vai ser gigantesca, pois teremos que, além de buscar avançar no trabalho que foi feito, também cuidar com muita dedicação de todas as políticas públicas implantadas até agora., declarou o futuro prefeito Celso Góes.

 

 

Prefeito eleito, Celso Góes, recebe relatório com os dados da Administração do Município. – Foto: Secom.

 

O trabalho de levantamento das informações foi coordenado pelo atual secretário de Planejamento, Paulo Dirceu de Souza,  juntamente com o presidente da Fundação Proteger, Antônio Carlos Mino, representando a equipe do prefeito eleito. O relatório possui mais de 2 mil páginas e foi entregue em formato digital.

 

Fizemos um “raio-x” de toda administração, conversamos com todos os secretários e levantamos as informações como funcionários efetivos, cargos em comissão, relação de veículos, contratos, convênios, programas em execução e que não podem ser paralisados, e situações pendentes que devem ser geridas na sequência. Assim, a equipe de transição deve  fazer a análise e sanar as eventuais duvidas que surgirem, permitindo um bom início de gestão., afirmou o secretário de Planejamento Paulo Dirceu.

 

Na oportunidade, o prefeito Cesar Filho ressaltou a importância da verificação dos contratos para não se prejudicar o andamento dos serviços prestados. “Do ponto de vista prático, os contratos devem ser analisados com prioridade para que já ocorra a decisão sobre a renovação ou não de alguns deles que tem vencimento no dia 31 de dezembro.”, explicou Cesar Filho.

 

Nós passamos por todas as secretarias e analisamos todos os contratos e deixamos tudo organizado. A gente fez um filtro em todos eles e estamos cientes da situação. Isso nos dá maior tranquilidade e segurança para decidirmos como conduzir a transição da forma mais benéfica possível para a administração do município., enfatizou Antônio Carlos Mino.

 

Contas

As projeções são de que o município termine o ano com superávit. Os recursos em caixa devem ultrapassar  25 milhões de reais. Porém, aproximadamente 2 milhões de reais são de recursos livres e 10 milhões para investimentos em programas e despesas já vinculadas.  Outros 15 milhões de reais estarão disponíveis exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19.

 

Equipes finalizam primeira etapa do processo de transição com o levantamento de informações. – Foto: Secom

 

Desafio

De acordo com o prefeito eleito, Celso Góes, o enfrentamento da pandemia continuará sendo um grande desafio para a gestão pública municipal, por isso, os investimentos na área de saúde seguem como prioridade.

 

Estamos vivendo a pandemia e a saúde vai continuar sendo nossa maior prioridade.  Teremos um olhar especial e todo cuidado para fazermos uma transição mais tranquila e com responsabilidade. Assim, continuaremos com esse trabalho que tem sido feito com competência e clareza para enfrentarmos e vencermos esse momento difícil.”, finalizou.