Prefeito Cesar Filho entrega máquina e equipamentos para produtores rurais

21/12/2015

Mais uma importante conquista para as famílias de pequenos produtores rurais de Guarapuava aconteceu na manhã desta segunda-feira (21). O prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro fizeram a entrega oficial de uma máquina retroescavadeira, no valor aproximado de R$ 174 mil, e dois kits de miniprocessadores de verduras e legumes, estimados em R$ 48 mil cada. “Quando nós damos oportunidade às Associações de Produtores Rurais de Guarapuava, é porque acreditamos no potencial de todas as pessoas que vivem no campo. Mecanizamos o trabalho das famílias para possibilitar o aumento de produção e renda. Desta forma, comprovamos que os nossos produtores rurais melhoraram gradualmente sua qualidade de vida e hoje trabalham mais otimistas e perseverantes na concretização de um futuro ainda melhor”, enfatizou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Os equipamentos e a máquina, adquiridos através de convênio com o Ministério da Agricultura, vão auxiliar os produtores rurais. A retroescavadeira modelo JCB será administrada pela Secretaria de Agricultura e utilizada para as melhorias das estradas rurais, a partir do levantamento e solicitação das famílias cadastradas no programa Porteira Adentro. Já os miniprocessadores de verduras e legumes vão agregar valor aos produtos comercializados na feira do produtor e na merenda escolar. “Esse tipo de incentivo não acontecia em Guarapuava em outros anos e por isso precisamos valorizar o grande e importante trabalho que a atual administração está realizando ao longo dos 3 anos, demonstrando, acima de tudo, o valor que os pequenos agricultores guarapuavanos têm”, enaltece o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, destacando que foi a primeira vez que os alimentos orgânicos da agricultura familiar estão presentes em todas as merendas escolares de Guarapuava.

A presidente da Carmug (Central das Associações Rurais de Guarapuava) e moradora do Assentamento Rosa, Zenilda Araújo, 47, representou os produtores rurais na entrega das máquinas. Ela trabalha na Associação de Produtores Rurais Nossa Senhora da Conquista, do Distrito do Guará, onde são produzidos panificados, miniprocessados e acontece a mecanização agrícola também nas estradas. “Nos últimos anos nossa vida no campo mudou. Atualmente as famílias que trabalham nas associações rurais estão obtendo uma renda média de R$1.200 reais mensais. Avalio que a qualidade de vida aumentou, conseguimos melhorar nossas casas, nossas propriedades, tornando nossa vida melhor”, explica Zenilda.

A Prefeitura de Guarapuava, através de recursos próprios e convênios com os governos estadual e federal, já investiu em três anos, R$ 2 milhões em mais de 100 máquinas e equipamentos para os pequenos produtores rurais. “Não existe satisfação maior do que poder concretizar o sonho que era sonhado pelo pequeno agricultor há décadas. Com o Porteira Adentro estamos readequando os acessos internos das pequenas propriedades há quase um ano. E hoje, o projeto que é um sucesso, recebe mais uma máquina novinha”, diz orgulhoso, o diretor de projetos da Secretaria de Agricultura, Carlos Eduardo Bortolin.

Ainda participaram da entrega, a vice-prefeita e secretária de Política para as Mulheres, Eva Schran, secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, secretária de Saúde, Renata Araújo, secretário Executivo, Edony Klüber, secretário de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre, secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes, secretário de Comunicação, Luiz Eduardo Pacheco, deputada estadual, Cristina Silvestri, vereadores municipais, vice-presidente do Conselho Municipal da Agricultura, Maria Eli da Silva, gerente geral do Banco do Brasil, Márcio Rockenbach, técnico agrícola do escritório regional da Emater, Altair Chiorato, chefe regional da Seab, Arthur Bittencourt Filho, além dos profissionais da Secretaria de Agricultura. O evento também contou com a participação da Banda Jovem de Guarapuava.