Prefeito Cesar filho e governadora Cida Borghetti participam de reunião sobre a carceragem de Guarapuava

11/06/2018

Na última sexta (08), o prefeito Cesar Filho e gestores da área da segurança pública da cidade se reuniram com a governadora Cida Borguetti para apresentar uma nova opção de espaço para a unidade de carceragem dentro da 14ª Delegacia de Polícia Civil. “Nossa solicitação para a governadora é a desativação dessa unidade dentro da delegacia que, além de ser uma estrutura super lotada, está localizada na região central da cidade, próxima à Unidade de Pronto Atendimento a 50 m de uma escola, trazendo riscos à segurança dos guarapuavanos”, explicou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A solução apresentada pelas lideranças é a construção de um centro de triagem no terreno anexo à PIG (Penitenciária Industrial de Guarapuava), que fica em uma área industrial, afastada do centro da cidade. A proposta já foi discutida com o secretário especial de Assuntos Penitenciários, coronel Élio de Oliveira Manoel, que sinalizou positivamente pela construção.

A governadora Cida Borghetti afirmou que vai discutir o projeto com as forças de segurança do Estado o mais breve possível. “O Governo do Estado reconhece a prioridade desta demanda e vai analisar o projeto para fazer o que for preciso para garantir a segurança da população de Guarapuava e permitir que os presos detidos na carceragem recebam um tratamento mais humano em local adequado”, disse.

Cesar Filho destacou ainda que o município, além de viabilizar o terreno para a construção, também dará todo o suporte de infraestrutura. “A situação já passou do razoável e precisa de uma ação urgente.Tenho convicção de que a governadora vai tratar deste assunto com a relevância e urgência que ele merece”, finalizou o prefeito.

Postado em: 11/06/2018