Prefeito Cesar Filho e governadora Cida Borghetti inauguram Centro de Especialidades

10/12/2018

O Centro de Especialidades é mais uma conquista para a área da Saúde que vai beneficiar os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. A inauguração, que aconteceu na manhã deste domingo (09), aniversário de 199 anos de Guarapuava, teve a presença da governadora Cida Borghetti e do prefeito Cesar Silvestri Filho, entre outras autoridades. “O Centro de Especialidades é uma unidade de referência que reafirma Guarapuava como polo nos atendimentos na área da saúde para toda a região. Neste espaço temos toda infraestrutura e equipamentos modernos para atendermos com ainda mais qualidade e eficiência. Essa estrutura vai melhorar o fluxo de atendimento e fazer com que as prefeituras economizem recursos, otimizando todo o deslocamento dos pacientes. O novo fluxo vai permitir que a população saia de qualquer local da região já com atendimentos agendados, consulta e exame no mesmo dia, evitando deslocamentos e viagens desnecessárias. Trata-se de um avanço importante na forma de atendimento”, avaliou o prefeito Cesar Filho, destacando que a obra é resultado do trabalho conjunto dos governos municipal e estadual, com apoio dos deputados Artagão Júnior, Cristina Silvestri e Bernardo Carli (in memorian).

Com investimento estadual de R$ 13 milhões, incluindo aquisição de equipamentos, o Centro de Especialidades será gerido pelo Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde, o primeiro do Paraná com a participação do Governo do Estado. Será realizado um processo seletivo para a contratação de servidores até fevereiro de 2019 para que seja iniciado o atendimento no local. “Esse é o primeiro Centro de Especialidades do Paraná totalmente equipado. O Estado ajudará no custeio com o valor de R$ 750 mil por mês. Colocamos como meta a descentralização da saúde em cidades grandes, porque é fundamental que a população tenha acesso rápido a todas as áreas e ações destinadas a melhoria da qualidade de vida. O Centro de Especialidades do Paraná é um exemplo disso”, falou a governadora, que também entregou as chaves de um veículo à 5ª Regional de Saúde e anunciou a liberação de R$ 7,9 milhões, para a construção da ala de quimioterapia no Hospital do Câncer (Hospital São Vicente de Paulo), que será construído na Cidade dos Lagos.

O Centro de Especialidades vai atender a Rede mãe paranaense, o MACC (Modelo de atenção as condições crônicas), a rede de saúde do idoso e outras dezessete especialidades. O espaço conta com 21 consultórios médicos especializados, nos quais será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, além de cirurgias ambulatoriais. “Mais um momento importante para a saúde de Guarapuava e região. O Centro de Especialidades é uma conquista e significa mais saúde e mais eficiência, com custos menores aos municípios.  Nossa população merece”, disse a deputada estadual Cristina Silvestri.

Também participaram do evento o secretário estadual da Saúde, Antonio Carlos Nardi, deputado federal Ricardo Barros, presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, prefeita de Goioxim, Mari Cecchin,  prefeito de Turvo, Jeronimo Gadens do Rosario, diretor da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Márcio Brunsfeld de Oliveira, vereadores e secretários municipais.