Prefeito Celso Góes sanciona o Projeto de Lei que declara o Cilla Tech Park como utilidade pública municipal

24/08/2022

Na manhã desta quarta-feira (24), o Prefeito Celso Góes, sancionou o projeto de Lei 48/2022, de autoria da vereadora Bruna Spitzner, no hall de entrada do gabinete, que trata da concessão do título de utilidade pública municipal para o parque tecnológico, Cilla Tech Park.

Nós fazemos inovação todos os dias e em várias áreas da nossa vida. Na gestão pública não pode ser diferente. Precisamos investir em inovação e em tecnologia, seja na área da saúde, da educação, empresarial entre outras. E a prefeitura de Guarapuava está fazendo a sua parte. Somos reconhecidos em nível nacional neste quesito e enquanto eu for prefeito, vai ser assim. Porque eu acredito nisso e é por isso que eu estou aqui hoje, firmando essa parceria com Cilla Tech Park”, ressaltou o prefeito Celso Góes.

“É mais um passo importante para Guarapuava, pois somos um polo de referência em inovação e tecnologia. Por meio dos nossos cases de inovação, como o robô da telemedicina SARA, nosso Programa EMPRIME, entre outros. E esta parceria só vem a somar ainda mais para o nosso desenvolvimento local”, acrescentou o Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Sávio Denardi.

A vereadora Bruna Spitzner, autora da Lei, destaca para a importância da Câmara de vereadores para a aprovação do projeto.“É uma grande honra estar aqui, principalmente como autora deste grande projeto de Lei. Agradeço aos vereadores, pois sem a atuação de todos da Câmara Municipal, este projeto não seria possível. Até esses dias nós éramos um vácuo na inovação e hoje Guarapuava é referência. A inovação não é apenas um robô, um holograma ou aquilo que está distante de nós, mas sim aquilo que fazemos todos os dias com os recursos que nós temos. Então isso só é possível através desta união que o poder público oferece a entidades e projetos como este em benefício da nossa população”, destacou a vereadora.

“A Câmara de Vereadores estará sempre ao lado de ideias e iniciativas ligadas à tecnologia e à inovação. Pois nossa cidade está cada vez mais evoluída e desenvolvida neste quesito, graças a essa nossa união de poderes”, complementou o presidente legislativo municipal, o vereador João Carlos Gonçalves.

CILLA TECH PARK

O Cilla Tech Park foi fundado em 2020, por um conjunto de 14 organismos, entre empresas, universidades e entidades de classe de Guarapuava, com a intenção de articular a realidade regional a agendas globais. É gerenciado por uma associação de direito privado sem fins lucrativos e integra um distrito tecnológico responsável por absorver demandas locais, mapear recursos e estruturar ações de inovação para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação do Vale do Genoma.

“O Cilla Tech Park trabalha com o propósito de ser um ambiente empreendedor, promotor de prosperidade e desenvolvimento regional, por meio da inovação tecnológica, valorizando o talento humano e as relações de confiança. Dentre seus objetivos, está a busca por posicionar o Vale do Genoma como principal ecossistema de inovação da nossa região e, eventualmente, de nosso País. E esse projeto que hoje está sendo sancionado aqui, realmente reforça, consolida e dinamiza uma nova realidade do município de Guarapuava, que vem sendo construída há muito tempo pela união de um povo e de esforços múltiplos”, descreveu o presidente do Cilla Tech Park, Leonardo Mattos Leão.

Presente também no evento, o superintendente geral de ciência e tecnologia do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, contou da sua satisfação enquanto representante do governo estadual estar presente em um momento como este. “É uma grande satisfação, para mim, poder testemunhar este grande salto no que diz respeito ao desenvolvimento e inovação. Nós sabemos da importância deste ato, que o Cilla poderá receber e gerir recursos públicos, permitindo o desenvolvimento de inúmeros projetos, sem muita burocracia. Da mesma forma, a declaração de utilidade pública em nível estadual permite ao governo do Estado fazer esse mesmo aporte”, explanou.

Também estiveram presentes no evento, secretários e servidores municipais, vereadores, representantes e funcionários do Cilla Tech Park, os empresários Odacir Antonelli e Wilson Dubena, professores e acadêmicos da Faculdade Guarapuava e da UNICENTRO e membros da sociedade civil.