Notícias

Prefeito Celso Góes sanciona Lei que estabelece o “Dia da Memória aos esforços dos profissionais de saúde na luta contra a COVID-19”

06/04/2023

A Lei 3429, de 05 de abril de 2023, estabelece o dia 18 de março como data a ser lembrada, uma vez que neste dia, em 2020, foi diagnosticado o primeiro caso de COVID-19 na cidade.

 

Com o intuito de valorizar e reconhecer a dedicação e comprometimento que os profissionais da saúde demonstraram no período de pandemia de COVID-19, por meio dos serviços prestados à população de Guarapuava, o prefeito Celso Góes sancionou a Lei 3429, que estabelece o dia 18 de março como o “Dia da Memória aos esforços dos profissionais de saúde na luta contra a COVID-19”. 

 

“Olhar para trás no dia de hoje, é um misto de sentimentos, pois apesar de todas as perdas que não conseguimos evitar, pois seria humanamente impossível, ainda me orgulho em ver o quanto trabalhamos incansavelmente no período de pandemia para que a vacina chegasse para todos. Além disso, todas as equipes de saúde, desde as UBS’s, da Epidemiologia até a Vigilância Sanitária, trabalharam arduamente para conter a propagação da doença. Muito obrigado, em nome de todos os guarapuavanos salvos”, salientou o prefeito Celso Góes. 

 

“Estar agora à frente da Secretaria de Saúde, é motivo de muito orgulho e sinal de que todo o nosso esforço no período pandêmico foi reconhecido. E isso é muito importante para nós profissionais. É por este e tantos outros motivos que só tenho a me orgulhar por integrar essa equipe e saber que nosso trabalho salva vidas”, sublinhou a Secretária da Pasta, Chayane Andrade Ceroni. 

 

DIA 18 DE MARÇO

 

Em 18 de março de 2020, foi diagnosticado o primeiro caso de COVID-19 no município. Na ocasião, toda a sociedade precisou se reorganizar na luta contra a doença desconhecida e, até então, sem cura ou vacina que contivesse os casos. De início, a recomendação foi pelo isolamento e distanciamento social como forma de evitar o contágio pelo SARS-CoV-2, popularmente chamado de Novo Coronavírus.

 

No entanto, tais recomendações não podiam ser seguidas pelos profissionais da saúde, uma vez que estavam na linha de frente no cuidado dos doentes.

 

Mesmo sem informações precisas e conclusas sobre a doença, esses profissionais correram todos os riscos e fizeram sua parte, na ajuda à população. Por isso, em Guarapuava, a data será lembrada para sempre.