
Prefeito Celso Góes recebe visita de representante do Ministério da Saúde
06/09/2023
Durante três dias, foram debatidos estudos e estratégias que visam ampliação de atendimentos na Atenção Primária à Saúde para alcançar 100% de cobertura populacional.
De segunda-feira, 4 de setembro até esta quarta-feira, 6, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, e a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, juntamente com a equipe, receberam o representante Ministério da Saúde e coordenador do NIPE/SAPS, José Maria Justo.
Durante os três dias, foram debatidos assuntos referentes à reorganização da Atenção Básica em Saúde no Município, bem como, o financiamento dos serviços por parte do Governo Federal. Houve ainda, a demonstração de como o SUS está organizado em Guarapuava.
A proposta, que faz parte da ação promovida pelo Governo Federal para Ampliação e Qualificação da Atenção Primária em Saúde (APS), foi apresentada ao prefeito. Na ocasião, Celso Góes autorizou a continuidade dos trabalhos para a possível viabilidade da ampliação.
“Hoje, eu e toda a equipe da Secretaria de Saúde, recebemos em nossa cidade, o representante do Ministério da Saúde, José Maria Justo. Ele veio até aqui para fazer um estudo inédito que visa a ampliação do número de profissionais de saúde para Guarapuava. Depois da conclusão deste trabalho, teremos muitas novidades que, certamente, irão ao encontro das necessidades da nossa população. De antemão, agradeço por este apoio e temos certeza de que muitas pessoas serão beneficiadas com este serviço essencial que é o direito à saúde. Esta é uma nova política pública do Governo Federal, e Guarapuava teve o privilégio de ser a primeira cidade do Sul do Brasil a receber a visita e debater essas demandas. Sabemos que, apesar das dificuldades, nossos indicadores estão muito bons. Acredito que, a partir destas ações e de muito planejamento e apoio, poderemos, novamente, nos tornar uma cidade exemplo para o Brasil inteiro, agora na área da saúde”, discorreu o prefeito Celso Góes.
“Estamos trabalhando para reduzir o vazio sanitário, expandindo a cobertura da atenção primária. Nosso foco é promover o aumento da oferta de serviços, reorganizando o processo de trabalho, de modo que nossas unidades fiquem abertas em horário estendido para acolher e atender a todos do nosso Município. Sabemos que isto só será possível compartilhando o financiamento da saúde com o Governo Federal. Por isso, essa visita foi essencial para que possamos ofertar os serviços de saúde que a população de Guarapuava merece”, disse a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.
“Este é um passo importante para a garantia de maior acesso e equidade aos serviços ofertados na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesses três dias de trabalho, em parceria com a Secretaria de Saúde de Guarapuava, chegamos à conclusão de que a cidade ampliará 47 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e alcançará 100% de cobertura populacional. Este estudo visa a reestruturação das ações desenvolvidas na Atenção Primária do Município por meio da otimização das estruturas físicas de cada Unidade de Saúde existente. Este trabalho analisa os investimentos municipais e federais na Saúde, a quantidade de profissionais atuantes nos locais e a capacidade de ampliação diante das condições expostas”, detalhou José Maria Justo.
ATENDIMENTO ESTENDIDO
A prévia dos estudos realizados durante três dias, apontou que com a expansão do atendimento na Atenção Primária à Saúde em Guarapuava, os usuários do SUS do município contarão com atendimento em horário estendido em 26 Unidades de Saúde. Com a adesão ao programa do Governo Federal “Saúde na Hora”, a gestão municipal garantiria 25 unidades com funcionamento das 7h às 19h e uma até as 22h, possibilitando maior acesso aos serviços para toda a população.
Além disso, o projeto visa a implementação de 41 novas equipes de Saúde Bucal, totalizando 72 atuantes para a oferta de assistência com mais qualidade para os moradores. A demanda, conforme os estudos, contemplaria ainda, 89 novos Agentes Comunitários de Saúde, totalizando 350 equipes da categoria.