Prefeito Celso Góes realiza entrega de obra de revitalização do Espaço Cidadão do Bairro Industrial

13/03/2023

A cerimônia de entrega ocorreu na noite da última sexta-feira (10). A reforma incluiu a revitalização completa do espaço, com ampliação, troca do telhado, pintura, entre outros serviços.

“Vários movimentos do bairro estavam ansiosos, esperando por este momento. Porque aqui funciona a feira solidária, as práticas de esporte e a escola também utiliza muito este espaço. Então, não era um segmento apenas. Havia muitos grupos aguardando ansiosos a reforma deste espaço cidadão. Agora, cabe a nós, como moradores, em associação, também ajudar a cuidar”.

Foi o que comentou o membro da Associação de Moradores do Bairro Industrial Xarquinho (AMBIX), Reinaldo Fonseca, na entrega das obras de revitalização do Espaço Cidadão Professora Abadia Terezinha Jacob, do bairro industrial, que ocorreu nesta sexta-feira (10).

“Esta revitalização do Espaço do Cidadão é para atender toda a comunidade, não só a escola. Nós precisamos de um poder público e eu acredito que é uma responsabilidade da gestão propor e proporcionar projetos para que a comunidade de moradores se interesse em cuidar daquilo que é seu. É por isso que não podemos tornar este local apenas esportivo. Estamos mexendo com um espaço para que todos os setores possam utilizá-lo”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Com o objetivo de promover a infraestrutura adequada para a prática esportiva e de outras áreas, ocorreram diversas mudanças no local. Entre os trabalhos executados, estão a reforma da cobertura, melhorias na área de circulação de pessoas com deficiência, reestruturação da cozinha, reforma no depósito, reforma e readequação dos banheiros, vestiários, sala dos professores, além da pintura total do prédio e a instalação de toldos no ambiente que liga a Escola Municipal São Pedro com o Espaço Cidadão. Ao todo, serão atendidos 510 alunos daquela instituição, além de toda a comunidade do Bairro Industrial.

“Essa revitalização nos proporciona um ambiente seguro onde nossos alunos e a comunidade escolar, poderão utilizar para ampliar não apenas habilidades esportivas, mas também atividades culturais e de cuidado com o ambiente dividido com a comunidade do Bairro. Iniciaremos fazendo a conscientização dos alunos para que ajudem a cuidar, manter, zelar e assim, passem para familiares formando uma corrente, onde todos, ao utilizarem o Espaço Cidadão, preservem essa revitalização”, destacou a diretora da escola municipal São Pedro, Edicléia Serbai.

Para o secretário de Educação, Pablo Almeida, esta é uma conquista de toda a comunidade, porque com o espaço revitalizado a qualidade do aprendizado também aumenta.

“Hoje, a escola tem o profissional de educação física trabalhando com um espaço privilegiado como esse. Temos playgrounds onde conseguimos aplicar a psicomotricidade com as crianças, com o piso todo emborrachado, com qualidade. Inclusive, aqui na escola Municipal São Pedro, temos dois (espaços). Este acesso para a escola que antes era um grande sofrimento para eles, hoje tem toldos. Inclusive, com acessibilidade, corrimão, cobertura, enfim, uma revolução que ocorreu graças a este olhar especial do prefeito Celso Góes. Estou muito feliz e agradecido de fazer parte deste momento”, destacou o secretário de Educação, Pablo Almeida.

O vereador Joel Barbosa, que reivindicou muitos dos pedidos dos moradores do Bairro Industrial, assim como esta reforma, ressaltou a importância do espaço para a comunidade e sublinhou a importância do trabalho em equipe na gestão para melhor atender à população.

“Não tem como não estar feliz hoje. A revitalização é um passo muito importante para nós. Isso significa que essa gestão não deixa (o espaço) estar interditado, quando começou a deteriorar, muito antes, a administração já interveio com uma reforma de qualidade. Por isso, quero agradecer ao secretário Pablo, esse grande profissional da educação, que está fazendo uma grande gestão frente à Secretaria (de Educação), porque ele foi muito sensível ao clamor da sociedade, inclusive comigo, por entrar com essa reforma quando o ginásio ainda não estava tão precário”, enfatizou o vereador.

A noite contou ainda com a apresentação de dança do grupo Repontando a Tradição, que utsa o espaço para os ensaios de dança de música gaúcha. Uma das coordenadoras do grupo, Rosemeri Oliveira, comentou a importância para ela de poder utilizar do local para perpetuar a cultura da dança e da tradição do Sul cada vez mais para um maior número de pessoas.

“Dançamos com o intuito de chamar mais o povo para vir dançar conosco. Dançamos para não deixarmos acabar essa tradição. Nosso grupo de dança já vem aí há vinte e três anos utilizando o Espaço Cidadão e queremos que continue crescendo, porque isso é uma coisa muito bonita. Eu tenho a minha filha, que tem sete anos, que está aí seguindo a tradição também. Então queremos que este movimento cresça mais e mais como grupo de dança e também para tentar tirar as pessoas de alguns males da vida. Já tivemos casos no nosso grupo, de pessoas que estavam no mundo das drogas e acabou vindo para cá e está aí com a gente até hoje. Então, para nós, é muito importante poder contar com este local para mantermos nossas atividades ajudando também cada vez mais pessoas”, destacou Rosemeri.

Ainda durante o evento, a Banda Jovem de Guarapuava, agraciou os presentes com uma apresentação musical. Dentre as autoridades que prestigiaram o descerramento da placa de entrega das obras estavam a deputada estadual, Cristina Silvestri, o presidente da câmara de vereadores, Pedro Moraes, secretários e secretárias municipais e vereadores de Guarapuava.