Notícias

Prefeito Celso Góes realiza a entrega de três veículos para associações e projetos do município de Guarapuava

16/12/2022

Foram contemplados a Associação Canaã, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI) e o Projeto Vidas por Vidas. 

 

Nesta sexta-feira (16), o prefeito Celso Góes, realizou a entrega de três veículos para associações e projetos do município. Os carros (três GM Chevrolet Spin) foram adquiridos por meio do convênio 319/2019, com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Estado do Paraná (SEDU), viabilizado por demandas do deputado estadual Artagão Júnior, com contrapartida do município.

 

Conforme destacou Celso Góes, não foram simples entregas de veículos, mas sim, a solução de problemas de mobilidade para as entidades assistenciais que tanto necessitam de ajuda. “Hoje, entregamos esses três automóveis para entidades de nossa cidade e temos certeza de que esses veículos farão a diferença nessas comunidades. Este é um sonho antigo e o processo para a compra desses carros foi moroso, mas hoje, podemos dizer que uma tarefa foi cumprida. Eu me sinto muito feliz por isso. As três entidades contempladas hoje, precisam muito desses veículos. São ferramentas de trabalho que vão suprir as necessidades dessas pessoas”, ressalta o prefeito.

 

Para o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, a promoção social é fundamental para as instituições. As demandas da população, segundo ele, precisam ser analisadas, avaliadas e atendidas no menor tempo possível. “As demandas precisam ser levadas em consideração, tratadas com muito respeito e atendidas no menor tempo possível. Os veículos que entregamos hoje fazem parte dos pedidos que chegaram ao meu gabinete e, se somados, giram em torno de um milhão de reais. A participação da prefeitura de Guarapuava com recursos financeiros, foi de extrema importância para que hoje pudéssemos disponibilizar esses três veículos”, considerou Artagão. 

 

Na quinta-feira (15), Artagão participou de outra entrega para o município. Na ocasião, um caminhão pipa, no valor de aproximadamente 500 mil reais, foi disponibilizado para a Secretaria de Agricultura, por meio de demanda parlamentar. O veículo servirá para o abastecimento de água nas propriedades rurais. Itacir Vezzaro, secretário de Agricultura de Guarapuava, foi quem representou o prefeito em Curitiba, e recebeu as chaves do caminhão. Ele destacou a importância deste investimento. “Em nome do prefeito Celso Góes, eu agradeço ao deputado Artagão, pois este caminhão será de muita ajuda para nossos agricultores, principalmente no abastecimento de água para algumas comunidades do interior do município”, disse Itacir.  

 

A primeira entrega desta sexta-feira ocorreu pela manhã, e foi para a Associação Canaã, no distrito de Entre Rios. Há 49 anos e em período integral, a entidade acolhe, ensina e prepara adolescentes para a vida.  A partir deste trabalho, a Canaã promove a reconstrução dos vínculos familiares e a reintegração das pessoas à comunidade, oportunizando desenvolvimento físico, mental, espiritual e social de cada um que por lá passa. Atualmente há 22 internos na Canaã, entre crianças e adolescentes.  

 

Anderson Kasnocha, diretor da Associação Canaã, contou que o automóvel vai ser de muita valia para a instituição, uma vez que, as necessidades surgem a qualquer momento e, na maioria das vezes, é preciso usar os veículos dos voluntários para que as tarefas da instituição sejam realizadas. “Este automóvel vai ajudar nossa instituição de uma forma maravilhosa. Há muito que vínhamos precisando deste veículo. Com a pandemia, muitos projetos ficaram parados, mas hoje, estamos recebendo este carro que vai nos ajudar nas tarefas aqui da casa. Agradeço ao deputado Artagão e ao prefeito Celso Góes pela sensibilidade em nos atender”, contou Anderson. 

 

Já a segunda entrega foi para a APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais). A entidade atua na área de assistência social e educação, que busca trazer autonomia, inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Além de defender e garantir os direitos dessas pessoas.

 

Conforme contou a presidente da APADEVI, Evanize Andrade, o veículo supre uma grande necessidade da instituição que agora passa a contar com mais este suporte de mobilidade no desempenho dos trabalhos. “Nosso sentimento hoje é de agradecimento, de alegria. Os empenhos do prefeito Celso Góes e do deputado Artagão Júnior, fizeram com que hoje pudéssemos presenciar este momento. Este não é apenas um automóvel que recebemos, mas sim, uma ferramenta que vai ajudar inúmeras necessidades desta instituição”, contou Evanize.

 

A última entrega do dia foi para o Projeto Vidas por Vidas. O carro, segundo a coordenação, servirá como suporte das atividades prestadas pela entidade, que trabalha com assistência de homens e mulheres adultos em situação de rua, e ainda, fornece o acolhimento e oportunidade de reinserção na sociedade para homens. Atualmente, há cinco acolhidos na instituição que fornece alimentação, moradia e oportunidades para que a pessoa aprenda uma profissão por meio de cursos existentes no município.

 

Tito José Trianouski, presidente do Projeto Vidas Por Vidas, sublinhou sobre a importância de a entidade receber um automóvel, pois conforme reitera, em muitos momentos, os serviços externos são realizados com os veículos dos próprios voluntários. “Eu me sinto muito emocionado por receber este presente hoje. Sonhávamos com um automóvel usado, mas não, o carro que chegou aqui é novo e vai nos ajudar imensamente. Este foi um verdadeiro presente de Natal. Muito obrigado ao prefeito Celso Góes e ao deputado Artagão Júnior”, comemorou.

 

O vereador Gilson Moreira da Silva (Gilson da Ambulância) representou o presidente da câmara municipal João Carlos Gonçalves (João Napoleão) no evento. Os vereadores Joel Barbosa e Wilson Anciuti também acompanharam as entregas dos automóveis.