Notícias

Prefeito Celso Góes participa do Smart City Expo World Congress, um dos maiores congressos mundiais sobre inovação 

03/11/2022

O município, atualmente, é reconhecido como um dos mais tecnológicos do Brasil. Em 31 de maio deste ano, Guarapuava conquistou, em nível estadual, o Prêmio de Prefeito Empreendedor do SEBRAE, na categoria Inovação e Sustentabilidade.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, juntamente com uma comitiva de gestores brasileiros, foi convidado para participar de uma imersão inovadora, de 9 a 12 de novembro, referente a uma missão técnica sobre governo eletrônico em Tallinn, na Estônia. O gestor recebeu também, o convite para participar do maior evento mundial para as cidades, o Smart City Expo World Congress, que reúne líderes de empresas, governos e organizações mais inovadoras, com o objetivo de mover as cidades em direção a um futuro melhor. O congresso será sediado em Barcelona, na Espanha, e ocorre de 15 a 17 de novembro.

 

Eu digo a todos que estou muito feliz com esses convites, mas reforço que minha alegria maior é por poder contar com uma equipe maravilhosa de trabalho. Nossa gestão é participativa e a tarefa que cada um desempenha em nosso município é muito importante para o desenvolvimento de todos esses projetos. Viajar à Europa, mostrar o que está sendo feito aqui, conhecer novas realidades, bem como, compreender as várias formas de gestão, faz com que Guarapuava seja, mais uma vez, destaque no Paraná e no Brasil no quesito inovação. Eu compartilho com todos essa minha alegria e agradeço, mais uma vez, pelo apoio de cada um”, ressalta o prefeito.

 

Neste evento, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Savio Denardi, o prefeito vai apresentar os prêmios que já recebeu durante a gestão, para mais de 20.000 mil participantes; 1000 expositores e 140 Países, além de trazer novas ideias para o município. A programação irá expor gestores públicos e empresários das “gov-techs” ao que há de mais moderno e avançado no mundo em governo eletrônico e em cidades inteligentes. O encontro dá a oportunidade de os gestores conhecerem na prática, como a Estônia se tornou a primeira nação digital do mundo e as soluções que Barcelona implementou ao se tornar um laboratório vivo de inovação urbana e sede do maior evento de Smart Cities do planeta. 

 

Na chegada a Tallinn, Celso Góes participará de um “day trip” quando será apresentado o projeto: “Estônia como sociedade digital + Harno”, no Briefing Centre, centro executivo de inovação daquela cidade, especialmente projetado para experimentar o e-state of mind. Logo depois, o prefeito de Guarapuava participará do Smart City Cluster, Academia de Governo Eletrônico, que treina e aconselha líderes e partes interessadas no uso das tecnologias da informação e comunicação para aumentar a eficiência do governo e melhorar os processos democráticos com o objetivo de criar sociedades da informação.

 

“Estamos muito contentes com essa nossa viagem, pois se trata de uma importante missão técnica promovida pelo Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, uma cidade que foi eleita como uma das melhores cidades do Brasil. Ele é quem promove essas missões técnicas e é uma referência para nós nesse quesito, pois Guarapuava tem se tornado um lugar muito bom para se viver. Essas missões têm o intuito de buscar conhecimento, novidades, e o que há de melhor em várias cidades referências no mundo. Primeiro vamos até a Estônia, que é o primeiro país 100% digital do mundo. Lá vamos conhecer novas tecnologias e inteligências, e depois, vamos a Barcelona para participar da feira Smart City, onde serão abordados grandes cases de cidades inteligentes. E, o nosso prefeito, Celso Góes, vai buscar esse conhecimento para trazer para o município muitas novidades”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.

 

Ainda, durante os dias de imersão a novas ideias e soluções inteligentes, o prefeito também irá fazer uma visita à UCLG (Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos), uma rede global de cidades e governos municipais, regionais e metropolitanos e suas associações, que tem o compromisso de representar, defender e ampliar as vozes dos governos locais e regionais, além de uma recepção por José Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona,  no Parque de Inovação da Universidade Ramon Llull, com o intuito de estimular o empreendedorismo de base tecnológica, atuando como um hub, conectando startups, investidores e corporações no âmbito de uma universidade empreendedora. O encontro será seguido de um coquetel de boas-vindas na Câmara de Comércio Brasil-Catalunya com autoridades e empresários locais.

 

Já no primeiro dia do Smart City Expo World Congress, o gestor visita a prefeitura de Barcelona, e se fará presente em diversas apresentações, sendo uma delas, do European Green Deal, o roteiro para tornar a economia da União Europeia (UE) sustentável,  tema voltado para transformar os desafios climáticos e ambientais em oportunidades impulsionando o uso eficiente de recursos, mudando para uma economia limpa e circular, combatendo as mudanças climáticas, protegendo a biodiversidade e reduzindo a poluição. Celso participará ainda, de uma visita ao Barcelona Turisme, quando assistirá a uma apresentação da estratégia de utilização do turismo como alavanca de desenvolvimento econômico e geração de oportunidades de trabalho. Seguido de um jantar de boas-vindas para a comitiva brasileira.

 

Vale ressaltar que o prefeito Celso Góes, em um ano e meio de governo, tem elencado uma série de conquistas para o município. O reflexo deste trabalho e parcerias inseriu por exemplo, o Programa EMPRIME, como destaque no Paraná, e Guarapuava foi vencedora em nível estadual na categoria “Inovação e Sustentabilidade”. O município vem realizando uma série de atividades para incentivar o crescimento local a partir do fomento dos pequenos negócios, com foco em inovação e no desenvolvimento de comportamentos empreendedores. Além disso, há destaque para a Agência do Empreendedor, com o Programa EMPRIME, no eixo Inova, (Inova Experience, Inova Inside, Inova Journey e Inova Park), o atendimento virtual (SARA), e a Conferência “Guarapuava 2035”.

 

“Eu reforço aqui meu comprometimento para com nosso município. Eu quero, junto com cada um de vocês, buscar e realizar o melhor para nossa cidade. Conto com o apoio de todos nesta nossa missão que é inserir o município entra as grandes potências da tecnologia do nosso Estado e do nosso País”, conclui Celso.

 

O convite é o reflexo do comprometimento do prefeito de Guarapuava, e todos que trabalham com o intuito de inovar, tornando o município em um polo referencial de tecnologia e empreendedorismo, modelo de inovação e um importante ecossistema de empreendedorismo. Ademais, a cidade deu um de seus maiores saltos em tecnologia e inovação, possibilitando que Celso Góes pudesse disputar um prêmio nacional com grandes cidades do Brasil, e com excelentes gestores municipais, inserido no meio tecnológico há anos, o “prefeito empreendedor”, que ocorreu em brasília, em junho deste ano. 

 

Participações 

 

Em menos de dois anos de sua gestão, Celso Góes fez parte de vários eventos e palestras sobre inovação, com o intuito de promover mudanças e melhorias no município. Além disso, o prefeito também incentiva estudos e a participação de integrantes das Secretarias para que busquem conhecimentos que possam ser aplicados na cidade.

Um dos eventos marcantes com a participação de Celso, foi a “Missão Técnica Ecossistema de Inovação”, que ocorreu em Florianópolis no dia 7 de abril deste ano. O encontro, que foi promovido pelo SEBRAE Paraná, contou com palestras e visitas aos principais pontos do Ecossistema de Inovação de Florianópolis, como: Fundação Certi, Incubadora Celta e ACATE.

 

 “Guarapuava tem condições de despontar em novos negócios de tecnologia, principalmente nas áreas da saúde e do agronegócio. Por isso, o apoio de quem tem know-how é tão importante para impulsionar as boas iniciativas”, destacou Celso na ocasião.