
Prefeito Celso Góes participa do DIA D da Campanha Nacional de Multivacinação
15/04/2023
Os trabalhos serão realizados neste sábado (15), das 8h às 17h, em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no CISGAP. Já no CEDETEG, a vacinação será das 9h às 16h.
Neste sábado (15), está ocorrendo o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação ocorre em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na sala de vacinação do CISGAP. No CEDETEG, também haverá vacinação, das 9h às 16h. Estão sendo aplicadas as vacinas contra COVID-19, Influenza para grupos prioritários, DT, Hepatite B, Febre Amarela para adultos e para as crianças, todas as vacinas do calendário vacinal.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, tomou sua vacina e, em sua fala, incentivou a população a aderir ao Dia D, relembrando que as vacinas salvam vidas.
“A gente não pode esquecer que só estamos aqui hoje porque nós tomamos as vacinas da COVID-19 nos anos passados. A gente não pode esquecer que perdemos mais de setecentos guarapuavanos para a COVID. É muita gente. Todo mundo aqui conhece alguém de uma família que perdeu algum parente para a doença. Então é importante a vacinação, importante trazer as crianças, importante trazer os idosos. A gente precisa se prevenir. É uma campanha do governador Ratinho Jr. O Estado inteiro está fazendo o dia D da vacinação, uma mobilização para conscientizarmos as pessoas que venham tomar a vacina e mais, a gente está junto de vocês”, destacou o prefeito.
A secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, relembrou que antes de ser secretária municipal, fez parte da equipe da Vigilância Epidemiológica e para ela, ver as UBS’s cheias é símbolo de alegria e motivação para continuar o trabalho em Guarapuava.
“Eu trabalhei por doze anos na Vigilância. Então, isso, para mim, é uma casa, eu me sinto muito à vontade em falar de vacina. É muito importante a vacinação, a gente sabe que perdeu essa prática de vacina durante a pandemia, a gente sabe de muitas fake news que ficam tentando desestimular, mas a vacina realmente é a nossa forma de prevenção. Desde o nascimento da criança, ela já recebe as primeiras vacinas dentro do hospital. Então isso é uma prova de amor. É prevenir não só as doenças de cada um, mas de todos que estão à nossa volta. Então para mim, é muito satisfatório ver que a população está aderindo a esse chamado e está vindo para essa vacinação”, enfatizou a secretária.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, comentou sobre a expectativa da Vigilância para este dia.
“Nós recebemos do Estado seis mil doses de vacina da influenza para esse dia. Mais um quantitativo importante da vacina da Bivalente e das outras vacinas também. Então a expectativa é que a gente atinja o maior quantitativo possível de pessoas para que a nossa meta, que é vacinar sessenta e oito mil pessoas durante a campanha, seja cumprida. Esperamos que tenha uma boa adesão. Percebemos que já está tendo uma procura bem expressiva em todas as Unidades de Saúde. É o momento que a gente tem para esclarecer dúvidas, atualizar a carteirinha e transmitir todas as informações referentes à vacina para a população”, salientou Marlene.
A representante da 5ª Regional de Saúde, Rosangela Padilha Pereira, destacou a importância do Dia D para a saúde do Paraná.
“Essa ação é importantíssima para todos, para saúde em geral, para manter a população em dia com a sua vacina, tanto as crianças, como os idosos e os bebês. Para manter a carteirinha vacinal totalmente em dia. Aqui no nosso município de Guarapuava a gente vê que está em dia. A população está atenta com todas as campanhas. As vinte e seis Unidades de Saúde estão nos ajudando. É um suporte muito bom”, sublinhou Rosangela.
O senhor Cícero Alexandre, aproveitou o dia D para completar a carteirinha de vacinação de toda a família. Ele e sua mulher levaram também o filho Pietro Lucas, de quatro anos, para a vacinação.
“É muito importante a campanha e a vacina, porque evita o pior. O clima que nós vivemos hoje em dia não está fácil, as crianças estão ficando doentes com mais facilidade. Então, é bom prevenir para ter sempre a imunidade boa e estar sempre com a saúde em dia”, comentou Cícero.
Marjorie Rabel Corte também aproveitou o dia e levou sua filha para atualizar a carteirinha.
“É superimportante vir aqui. Eu acho que no meio que a gente está hoje, com disseminação de fake news e pais deixando de vacinar os filhos, a gente acaba deixando o vírus voltar. Então, é muito importante a conscientização dos pais para eles trazerem as crianças para vacinar e termos o fortalecimento da campanha de vacinação”, expressou Marjorie.
Dona Eroni Corrêa de Campos, de 61 anos, ressaltou que mantem sua carteira de vacinação sempre atualizada.
“É importante, uma prevenção para a gente. Eu acho bom. Venho sempre. Está tudo sempre em dia”, afirmou a idosa.
A ação está ocorrendo nas seguintes Unidades: Bonsucesso, Boqueirão, Campo Velho, CISGAP, Colibri, Concórdia, Entre Rios I, Entre Rios II, Guará, Jardim Araucária, Jardim das Américas, Jordão, Morro Alto, Palmeirinha, Parque das Árvores, Paz e Bem, Planalto, Recanto Feliz, Residencial 2000, Rio das Pedras, Santa Cruz, São Cristóvão, Tancredo Neves, Vila Bela, Vila Carli, Xarquinho II e Cedeteg.
É importante ressaltar que para receber a dose do imunizante, o paciente precisa portar o documento pessoal, Cartão Sus e CPF, além da carteira de vacinas.