Notícias

Prefeito Celso Góes participa de reunião para criação de um cluster de madeira engenheirada

22/05/2023

A madeira engenheirada passa por processos de engenharia e são pré-fabricadas, com objetivo de potencializar o seu uso na construção, ganhando resistência e durabilidade.

 

Visando inovar em todas as áreas da cidade de Guarapuava, o prefeito Celso Góes, se reuniu, na sexta-feira (19), com o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, o secretário de Estado, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona, o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Sávio Denardi, o deputado estadual, Artagão Júnior, além do empresário Odacir Antonelli, o consultor do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, o CEO do Cilla Tech Park, Géri Dutra, e representantes da Universidades Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), para discutir um novo projeto de madeira engenheirada em na cidade. 

 

 

A ideia é fazer de Guarapuava a sede desse grande projeto, porque nossa cidade possui grandes inventários florestais, que são ferramentas essenciais para analisar qualiquantitativamente florestas. Por isso, queremos criar metodologias de construções que agreguem valor à matéria-prima da madeira. Já existem prédios, hotéis feitos com madeira e queremos trazer essa realidade também para a nossa região, gerando emprego e sustentabilidade e ser referência no Brasil, nesta metodologia”, explicou o prefeito. 

 

 

A madeira engenheirada passa por processos de engenharia e são pré-fabricadas, com objetivo de potencializar o seu uso na construção, ganhando resistência e durabilidade. A matéria-prima é renovável e de produção baseada em florestas plantadas e certificadas. A madeira captura gás carbônico, ao contrário de outros materiais utilizados na construção. Seu uso também reduz a quantidade de resíduos gerada nos canteiros de obras.  “O Projeto de madeira Engenheirada, tem ganhado força no mundo. Acompanhamos Guarapuava e vimos que a cidade se desenvolve rapidamente em diversos setores. Queremos criar esse projeto aqui, fazendo da região Centro-Sul do Estado do Paraná a partir de Guarapuava, um grande hub no País”, frisou o presidente da Fundação Araucária.

 

O secretário de Estado, Aldo Boda, enalteceu a iniciativa que atribui a tecnologia da madeira engenheirada ao meio ambiente e une empresas e instituições acadêmicas voltadas ao mesmo segmento e que cooperam entre si de várias formas. “Temos um grande futuro pela frente com a Madeira Engenheirada. Será um grande avanço para o Estado. Principalmente porque vamos trabalhar esse projeto em conjunto, com as universidades, com empresários, em diferentes áreas de pesquisa, pensando no desenvolvimento, na economia, geração de empregos e no meio ambiente e sustentabilidade “, enfatizou. 

 

“A ideia é transformar Guarapuava em um hub nacional de madeira engenheirada, gerando emprego e renda, reduzindo a emissão de CO2. O Paraná tem uma indústria forte que se mostra comprometida e eficaz no combate à poluição e degraradação da natureza”, acrescentou o deputado Artagão Júnior, que é presidente do Bloco da Madeira na Assembleia Legislativa. 

 

A partir de agora, a equipe fará estudos para apresentar a primeira versão do projeto no dia 10 de junho.