Notícias

Prefeito Celso Góes participa de cerimônia de posse do novo presidente da câmara de vereadores de Guarapuava

05/01/2023

Pedro Moraes tem 36 anos e cumpre seu segundo mandato como vereador. Eleito em 22 de novembro de 2022, ele entra para a história do legislativo de Guarapuava como o presidente mais jovem.

 

Com o plenário lotado, na manhã desta quinta-feira (5), o vereador Pedro Moraes, tomou posse como presidente da câmara municipal de Guarapuava para o biênio 2023-2024.

 

O prefeito Celso Góes, participou do evento, felicitou o novo presidente e disse da alegria que sente em ver a juventude fazendo parte da política nos vários âmbitos. Celso disse ainda, do trabalho exercido pelo vereador João Carlos Gonçalves (João Napoleão) durante os últimos anos.

 

João foi o primeiro negro a ocupar a presidência da câmara de vereadores de Guarapuava, uma cidade, que todos nós sabemos, é muito conservadora. Ele quebrou paradigmas e se destacou por seu trabalho e competência junto ao poder legislativo do nosso município. É uma honra poder participar de um evento tão importante como este. Eu vejo na nova presidência da câmara municipal, com o vereador Pedro Moraes à frente dos trabalhos, uma verdadeira injeção de ânimo. Vamos trabalhar juntos e somar, cada vez mais, para o desenvolvimento do nosso município. Ser presidente de uma câmara como esta, não é fácil, mas eu sei que você, Pedro, vai dar conta do trabalho“, expressou o prefeito, que ao fim de sua fala, convidou o agora ex-presidente do legislativo municipal para ser seu líder na câmara.

 

O vereador licenciado e secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida, contou que se sente muito feliz com os novos tempos que se desenham para o município, principalmente com a posse do novo presidente do legislativo. No entanto, Pablo destaca que o legado deixado pelo vereador João Napoleão é uma verdadeira marca de como se fazer política com humildade e paciência, sempre ouvindo a população e na busca por recursos que venham ao encontro de quem mais precisa.

 

“Eu conheci o João muito antes de ele ser político. Ele tinha um sonho latente e muita determinação que era, um dia, ser eleito vereador de Guarapuava. Esse sonho se concretizou. Desde o início, João se mostrou muito humilde e com vontade de aprender. Por dezenove anos consecutivos, ele ocupou essas cadeiras da câmara municipal, sendo que nos dez últimos anos, presidiu com firmeza e maestria esta casa de leis. Muitas foram as conquistas, desde então. Repasses de verbas, economia na câmara e intermediação em favor da população com projetos grandiosos, foram alguns de seus legados neste período. E agora, para um novo ciclo, o vereador Pablo, um jovem determinado, chega para presidir o legislativo do nosso município. Pablo tem uma missão muito bem definida que é atender aos anseios da população e promover a união entre os vereadores, o executivo municipal, sem deixar de dar atenção aos projetos que já estão em andamento. Eu parabenizo à nova equipe e digo que estou disposto a colaborar para que Guarapuava ocupe sempre lugar de destaque em todos os setores”, discorreu Pablo.

 

A vereadora Cristiane Aparecida Wainer (Cris Wainer), sublinhou sobre a importância do momento para a história de Guarapuava. Ela salienta que a democracia tem o poder de fazer com que as diferenças sejam respeitadas em favor do bem comum e do serviço à população. “Hoje é um novo dia, pois temos na democracia um grande evento. O processo democrático de direito é vital para a manutenção da política. O novo presidente, com sua juventude, tem pela frente muitos desafios, mas eu digo que estaremos aqui, prontos para lhe dar suporte”, destacou a vereadora.

 

Cris ainda falou do trabalho de João Napoleão ao longo dos anos. “Agradeço ao vereador João pelo trabalho desenvolvido durante esses anos todos. Houve percalços no caminho e isto faz parte da democracia. Obrigada por ter promovido aqui os espaços de debates e de crescimento para todos os membros desta casa”, pontuou.

 

Durante a sessão solene, João Carlos Gonçalves, falou da sua alegria em passar o cargo ao vereador Pedro. Na ocasião, João aceitou o convite do prefeito e, a partir de agora, será o líder do executivo na câmara de vereadores.

 

“Muitas foram as histórias ao longo desses anos todos aqui na câmara. Sei que errei, mas minha intenção sempre foi a de acertar. Eu tenho um orgulho enorme em ter as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas. Isso é mérito de toda a equipe, de todos os vereadores desta casa. Desejo à nova presidência muito sucesso e vitórias. E quanto a ser líder do prefeito Celso Góes aqui no legislativo, eu digo que aceito com prazer”, grifou João.

 

NOVO PRESIDENTE

 

Para o novo presidente do legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, o momento é de felicidades, mas também, de responsabilidades. Ele falou da importância da união entre os colegas e da necessidade em se trabalhar em sintonia com o executivo. Transferência, harmonia, participação e respeito, serão os pilares da nova presidência, segundo Pedro. “Eu me sinto emocionado neste momento. Eu quero sempre poder contar com as cobranças dos colegas vereadores e da comunidade”, disse.

 

Em seu pronunciamento, o presidente empossado entregou uma placa de agradecimento aos trabalhos do vereador João Napoleão e destacou que a homenagem é um singelo reconhecimento pela brilhante atuação do vereador nos últimos 19 anos consecutivos junto ao município de Guarapuava. “Tenho muita honra em assumir os trabalhos na presidência do legislativo do nosso município. Asseguro, que, seguiremos na linha do respeito, da cooperação e do desenvolvimento. Desde criança, eu sempre quis a vida política. Ingressei no movimento estudantil por acreditar que poderia mudar o mundo. Eu acredito no trabalho que promove a mudança na vida das pessoas”, declarou Pedro.

 

O novo presidente da câmara de vereadores pontuou ainda, sobre a importância da união com a comunidade e a necessidade dos sonhos para que a realidade, de fato, se concretize. “Esta casa conta com uma bancada feminina atuante. Eu assumo o compromisso do respeito para com as vereadoras. O processo de eleição foi superado e agora, todos os laços estão se estreitando e a união será assegurada. Meu trabalho aqui, será pela harmonia e eficiência. Viver a política no dia a dia, é não esquecer de cada um e cada uma, a todo momento. Sei do comprometimento do prefeito Celso Góes para com a cidade e eu firmo aqui o meu compromisso para com o desenvolvimento da cidade. Está dentro de cada um de nós, usar das prerrogativas legais para promover o bem comum. Quero que a minha função promova a dignidade e a harmonia entre todos. Tenho a consciência de que estou aqui a serviço”, elencou.

 

Pedro Moraes tem 36 anos de idade, está cumprindo o seu segundo mandato como Vereador e entra para a história do Legislativo de Guarapuava como o Presidente mais jovem. Ele foi eleito presidente no dia 22 de novembro de 2022 para uma gestão que, de acordo com ele, pretende imprimir uma nova identidade à câmara municipal. “Quero que o Legislativo seja visto de uma nova maneira pela sociedade, que seja verdadeiramente reconhecido pelo papel importante que desempenha e que reflete na vida de cada cidadão, e que, acima de tudo, possamos fazer cada vez mais e melhor pela nossa população, que afinal, é o nosso único objetivo aqui. Servir à nossa comunidade. Meu primeiro compromisso é com quem mais precisa do poder público”, conclui.

 

Juntamente com Pedro Moraes, responderão pela administração os vereadores João Napoleão, como 1° vice-presidente, Gilson Moreira da Silva (Gilson da Ambulância), como 2° vice-presidente, as vereadoras Bruna Spitzner, como 1ª secretária, Beatriz Aparecida Neves (Professora Bia), como 2ª secretária e o vereador Valdemar dos Santos (Vardinho), como 3° secretário.