Prefeito Celso Góes faz entrega de documentos que permitem Regularização Fundiária em áreas rurais de Guarapuava

17/04/2023

Três famílias que esperavam pela documentação de suas propriedades há várias décadas, receberam os títulos das mãos do chefe do executivo municipal. A ação é organizada pela Secretaria de Agricultura, com apoio de órgãos públicos.

Na tarde desta segunda-feira (17), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, e o secretário de Agricultura do município, Itacir Vezzaro, fizeram a entrega de documentos que permitem a liberação para a regularização fundiária de terrenos rurais no município.

A cerimônia, que foi realizada na sala de reuniões do gabinete de prefeito e contou com a presença de várias pessoas, concedeu a posse definitiva das terras onde moram, a três famílias que há várias décadas esperavam pela regularização.

“Este é mais um passo que damos em favor dos nossos agricultores. Com a regularização fundiária, questões como financiamentos com o imóvel em garantia, fica muito mais fácil. Além disso, este documento dá a dignidade às famílias que há muitos anos vivem e trabalham na terra”, comentou o prefeito.

“Na medida em que sai a regularização, entregamos os documentos aos moradores. Para os próximos meses, mais famílias da área rural serão contempladas. Há pessoas que ficam por várias décadas sem este documento e isto prejudica na hora de contratar um financiamento ou realizar uma melhoria na propriedade, por exemplo. Por isso, essas três famílias que aqui estão, a partir de hoje, terão muito mais facilidade em seus projetos”, pontuou Itacir.

O casal Iracema Rodrigues do Amaral e Antonio Rodrigues do Amaral, são moradores da comunidade de Banhado Grande, distrito de Entre Rios. Conforme contaram, eles moram na propriedade há mais de 40 anos e ter o documento em mãos, fazia parte de um sonho muito antigo. “Eu já perdi o sono várias vezes por causa deste documento. É muito difícil não saber se a gente é, de fato, dono da terra. Mas agora, com o título na mão, muita coisa mudou. É um verdadeiro alívio”, desabafou o agricultor.

Maria Aparecida dos Santos e João Gilmar dos Santos, moram há mais de 30 anos na localidade de São José, também na região de Entre Rios. Conforme disse a agricultora, é um verdadeiro presente receber o documento que dá posse definitiva do terreno à família. “Foi longa a espera, mas valeu a pena. Hoje eu volto para casa alegre, pois tenho a certeza de que minha família é dona do lugar onde a gente mora. Estou feliz”, comemorou.

João Zvyezzikoskim mora na comunidade de Morro Grande, distrito de Guiracá há mais de 30 anos. Ele conta que em muitos momentos, pensou em desistir de requerer o documento de regularização de sua área de terra. No entanto, ele disse que hoje tem muito a comemorar, pois de fato, se sente proprietário do lugar onde mora.

“Eu vou me apressar em registrar este documento. Foi muito longa a espera (pela regularização), mas hoje, finalmente acabou. Agradeço ao prefeito e ao Itacir pelo emprenho. Eu digo que agora estou feliz”, festejou João.

Além do trabalho da Secretaria de Agricultura, o processo de regularização fundiária em Guarapuava conta com a parceria das seguintes instituições: Programa Vida Rural, TJPR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná), câmara municipal de Guarapuava, Procuradoria Pública do Estado do Paraná e Defensoria Pública do Estado do Paraná.