Notícias

Prefeito Celso Góes entrega tablets e computadores para escolas da rede municipal 

27/10/2022

Escolas municipais recebem equipamentos para a utilização da plataforma Aprimora. A partir de agora, alunos da rede municipal de ensino passam a utilizar a tecnologia para aprender português. 

 

Mais um avanço na área da educação. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, e o secretário de Educação, Pablo Almeida, estiveram na tarde desta quarta-feira (26), na Escola Municipal São José. Na ocasião, foram entregues 35 tablets, modelo Samsung Tab 8 com teclado, para cada uma das 14 escolas municipais contempladas pelo programa do Governo do Estado do Paraná “Piá Conectado”. E ainda, 30 computadores adquiridos pelo município para os novos laboratórios de informática das unidades de ensino. 

 

“Estamos entregando os tablets para gamificação em português, algo muito bacana. Já tínhamos iniciado essa utilização da tecnologia para aprendizagem em matemática. Percebemos que precisávamos ampliar essa utilização e agora, estamos com o português. Além disso, nós também estamos entregando os laboratórios de informática das nossas quarenta e duas escolas. São trinta computadores para cada laboratório, mudando totalmente a realidade das nossas escolas municipais. Isso é inovação e tecnologia na educação”, enfatiza o prefeito. 

 

Os tablets serão utilizados pelos alunos com a plataforma aprimora, um aplicativo com atividades de língua portuguesa, que está sendo implantado no sistema educacional do município. Já os computadores, fazem parte do projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME), que irá entregar novos laboratórios de informática, com trinta novos equipamentos, para todas as escolas da rede municipal de ensino. 

 

“Vocês tinham os tablets para poder aprender matemática, por meio da plataforma Matific. O prefeito está entregando novos tablets para vocês jogarem, só que agora é português, um ‘game’ só com atividades em língua portuguesa. Além disso, temos uma novidade para todas as escolas (que são), os novos laboratórios de informática, que têm sido preparados ao longo desses dois últimos anos, com muito carinho e pensando em vocês. Com isso, esperamos que vocês possam melhorar, se dedicar e tirar notas boas”, enfatiza o secretário e conta a novidade para os alunos da escola. 

 

“Essas novidades irão trazer mais qualidade de atendimento aos alunos e as aulas ficarão mais atrativas para as crianças. Agora tendo uma plataforma específica para o ensino de português, a gente consegue suprir uma defasagem que a pandemia trouxe”, conta Gisele Adriane Peres, diretora da Escola Municipal São José. 


Aprimora

 

O Aprimora é uma plataforma adaptativa e gamificada que possibilita um aprendizado totalmente personalizado no ensino da língua portuguesa, apoia os professores e melhora o desempenho dos alunos. Em Guarapuava, o aplicativo será utilizado com alunos na fase de alfabetização, ou seja, do 1º ao 3º ano.

 

“A plataforma Aprimora é um reforço de conteúdos de português para os alunos. Então, é uma plataforma bem significativa, que os professores podem usar em sala de aula e cada aluno tem o seu acesso dentro da plataforma. Então, eles têm atividades diferenciadas na língua portuguesa e eles podem usar para estudo e reforço de conteúdos”, salienta Larissa Camargo, do setor de tecnologia da SME.