Notícias

Prefeito Celso Góes entrega equipamentos tecnológicos para unidades da rede municipal de ensino de Guarapuava 

06/07/2023

Ao todo, 44 escolas e 27 CMEIs do município serão contemplados com uma impressora 3D, óculos de realidade virtual e placas Microbit. A distribuição será feita de acordo com o número de alunos.

 

Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, juntamente com o secretário de Educação, Pablo de Almeida, realizam a entrega de Óculos de Realidade Virtual (VR), Impressora 3D e placas Microbit e Makey Makey, para escolas da rede municipal de ensino. 

 

“Somos referência em tecnologia e inovação em diversos setores do município. E a educação é um dos grandes exemplos disso. Estamos cada vez mais conectados com o futuro e isso nos alegra muito. Guarapuava vive um dos seus melhores momentos, graças a tantas pessoas que pensam, planejam e trabalham com este objetivo. Portanto, ações como esta refletem o nosso comprometimento e isto é muito importante”, pontuou Celso. 

 

“Desde o início de nossa gestão, eu e o prefeito Celso nos comprometemos em transformar a educação de Guarapuava. E isso só faz sentido se ela (educação) for capaz de transformar a realidade das pessoas e ter o poder de realizar sonhos. É com este propósito que trabalhamos incansavelmente todos os dias. E para isso acontecer, são muitas pessoas envolvidas por trás deste trabalho de todos os departamentos integrantes da Secretaria. O mérito na realização de mais esta grande ação é de todos os envolvidos”, sublinhou Pablo.

 

A ação integra o Programa Crerser, por meio do eixo Inova Kids da Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava (SME). Ao todo, 44 escolas da rede municipal e 27 CMEIs vão receber uma impressora 3D, óculos de realidade virtual e placas Microbit (dispositivo programável que funciona como um pequeno computador). 

 

“Uma impressora 3D é mais do que apenas um equipamento tecnológico, mas também um facilitador para a construção de histórias. Os óculos de VR, vão muito além, eles são capazes de transportar a criança para o museu de Nova York, por exemplo. Inclusive, a pessoa pode até tocar nas peças. Há ainda a possibilidade de a pessoa ir para o espaço, se preferir. Conhecer outros planetas também é possível. Ou seja, investir nesses equipamentos é investir em educação, cultura e sonhos”, completou Pablo.

“Quando se investe em ciência e tecnologia, aliada à educação, sabemos que estamos construindo um território inclusivo e sustentável. Além disso, temos a oportunidade de fomentar o desenvolvimento do município, criando novos postos de trabalho, para que meninos e meninas possam ficar aqui e gerar riqueza na cidade. Por isso, parabenizo o prefeito e o secretário, por mais essa iniciativa”, destacou o ex-ministro de ciência, tecnologia e inovações do Brasil, e conselheiro e gestor de projetos da Cilla Tech Park, Paulo Alvim.

 

“Estamos em um município em pleno desenvolvimento tecnológico. Por isso, há quatro ou cinco anos, foi criado o Fórum de Ciência e Tecnologia, do qual eu faço parte. Fez-se uma projeção para como a cidade estará daqui a 30 anos. Com isso, concluímos que o presente e o futuro de Guarapuava, são de empresas do setor de tecnologia. Para isso, é de extrema importância o incentivo aos alunos, para que assim, consigamos instigá-los a se especializar nesta área, entrar em uma universidade e se tornarem excelentes profissionais”, argumentou o diretor geral do campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Ricardo Myhara. Na oportunidade, ele representou o fórum de ciência tecnologia e inovação, 

 

“Fico muito feliz em fazer parte de mais um momento importante para a educação de Guarapuava. Por isso, continuem contando com o poder legislativo sempre”, ressaltou o vereador Cristóvão da Cruz, representando o poder legislativo municipal. 

 

Uma das unidades de ensino beneficiadas, é a Escola Municipal Professor Dionísio Kloster Sampaio. A professora Josélia Domareska, que ensina a disciplina de tecnologia naquela unidade educacional, falou da importância em receber os equipamentos. “Eu sou professora de laboratório de tecnologia há cinco anos e percebo que utilizar recursos como este, incentivam o aluno e o auxiliam para o aprendizado em sala de aula. Além disso, muitas crianças nunca tiveram contato com equipamentos como este. Ter isso em sala de aula, é de grande valia”, finalizou Josélia. 

 

SOBRE OS EQUIPAMENTOS

 

As placas microbit, são programáveis que funcionam como um pequeno computador. O aparelho foi desenvolvido para inspirar crianças a criarem um futuro mais tecnológico, com aspirações no mundo digital, e serão utilizadas para as aulas de programação e robótica. Alunos do primeiro ao quinto ano serão os beneficiados.


As placas Makey Makey serão utilizadas para o desenvolvimento dos alunos do infantil III e infantil IV, estimulando a criatividade e a interação entre a criança e a tecnologia de maneira atrativa possibilitando a curiosidade e o protagonismo.

Já os óculos de realidade virtual (VR), enviam imagens e sons em três dimensões, dando a sensação de que se está em outro mundo, completamente digital, possibilitando a experimentação de ambientes que antes estava fora de alcance.

As impressoras 3D, serão usadas na construção de objetos personalizados, de maneira ágil e relativamente simples. Após serem prototipadas, as peças se tornam reais, incluindo detalhes como fendas, formas e cores, transformando ideias em projetos. O uso dessa tecnologia possibilita uma nova perspectiva para as atuais profissões.

Todas essas inovações são embasadas pela metodologia steam, ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática, norteada em princípios como: trabalho interdisciplinar, aprendizagem baseada em problemas reais, junção da teoria e prática, habilidades técnicas para se destacar no mercado de trabalho.

 

“Eu estou muito feliz em estar aqui hoje, pois era meu sonho ver com óculos de realidade virtual. Além de que sei o quanto essas tecnologias irão contribuir para a educação e o nosso aprendizado”, contou o aluno Abner Moreira Bahls, de 9 anos que estuda na Escola Municipal Professora Carmen Teixeira Cordeiro. 

 

Para conferir a galeria com todas as fotos do evento, CLIQUE AQUI.