
Prefeito Celso Góes entrega equipamentos agroindustriais e acompanha inauguração de queijaria no distrito da Palmeirinha
14/09/2023
A Queijaria Bella Luz foi a primeira empresa do setor a ser inaugurada naquela comunidade. A iniciativa da Secretaria de Agricultura de Guarapuava integra o projeto Agroindústrias da Agricultura Familiar, do Programa Vida Rural.
Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito Celso Góes e o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, realizaram a entrega de equipamentos agroindustriais e acompanharam a inauguração da queijaria Bella Luz, na comunidade de Gramados, distrito da Palmeirinha, em Guarapuava.
A iniciativa da Secretaria de Agricultura de Guarapuava integra o projeto Agroindústrias, da Agricultura Familiar, que faz parte do Programa Vida Rural. Nesta primeira etapa do projeto, serão contempladas sete queijarias e uma agroindústria de polpa de frutas, com a cessão de equipamentos diversos.
“Guarapuava vive um novo momento político. Nossa gestão é comprometida e trabalha totalmente em prol da população do nosso município. Somos parceiros e unimos forças com vereadores, deputados e todos aqueles que também queiram o bem de nossa cidade. Temos mais de 60 obras em andamento e parte disso, só se tornou possível graças ao investimento e a sensibilidade que o governador Ratinho Junior tem por nosso povo. E esta ação realizada aqui hoje, é reflexo disso também, pois só foi possível graças a essa união”, falou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
“É de extrema importância para nossa secretaria, ter a oportunidade de ver nossos sonhos e projetos se concretizando. E o que está sendo realizado neste dia, é parte disso. Precisamos enaltecer o trabalho de toda a nossa equipe, do setor de inspeção, que não se preocupa apenas em punir, multar e fiscalizar, mas também em dar oportunidade de legalizar os empreendimentos rurais. Agradeço ao nosso prefeito que nos dá liberdade para trabalhar e apoia o desenvolvimento de ações como esta. E o mais importante nessa história, são os nossos produtores. Se não fosse a força de vontade deles em trabalhar arduamente e de maneira correta, não seria possível essa concretização”, sublinhou o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro.
Por meio do projeto de implantação de agroindústrias da agricultura familiar, desenvolvido pelo Programa Vida Rural da Secretaria de Agricultura, é possível realizar a cessão de equipamentos via comodato, e a assistência técnica completa por uma equipe de profissionais, garantindo auxílio em toda a cadeia de produção da matéria-prima até a comercialização do produto.
Como contrapartida, os produtores rurais realizam a construção da instalação física dentro das legislações sanitárias, possibilitando, desta forma, o registro dos produtos no serviço de inspeção municipal, garantindo a oferta de alimentos seguros para o consumo da população do município.
“Temos um compromisso muito grande com a segurança alimentar em nosso município. Realizamos diversas ações relacionadas a isso, como a educação sanitária e o combate ao comércio informal de produtos de origem animal. Explicamos para as pessoas da importância de consumir um produto inspecionado e de procedência, pois grande parte das doenças emergentes são oriundas de produtos de origem animal. Por isso temos essa preocupação em relação à saúde do consumidor. Outra ação realizada pela nossa equipe é em relação ao combate ao comércio informal e clandestino. E isso é uma coisa um pouco delicada, porque sabemos que os nossos produtores de leite, por exemplo, quando sobra uma quantia do produto, acabam fazendo queijo e vendendo de porta em porta. No que diz respeito a esse trabalho, existem duas maneiras de combater o comércio informal. A primeira é usando o famoso poder da caneta, que é quando chegamos, autuamos o proprietário e apreendemos os produtos. E a segunda maneira é o que estamos fazendo a partir deste projeto. Quando resolvemos chamar o produtor para a legalidade. Em conversa com o secretário Itacir, decidimos pela segunda opção. Porque autuar e virar as costas não resolve o problema nem dele e nem nosso em relação à segurança do alimento. Isso demonstra a preocupação que a Secretaria tem não apenas por executar o trabalho de fiscalização, mas sim, em relação ao cuidado com o produtor que está por trás de todo trabalho”, explicou, a diretora do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIMPOA), Elizangela Coradassi.
“Dentro do projeto, nós contamos com uma equipe multidisciplinar que acompanha toda a etapa da cadeia de produção. Além disso, a legislação prevê que as agroindústrias produtoras de alimento de origem animal necessitam de um profissional responsável técnico para acompanhar o processo de produção. Por isso, nesta primeira etapa estamos disponibilizando uma médica veterinária para auxiliar os produtores”, completou a coordenadora do projeto de implantação de agroindústrias da agricultura familiar, Nívian Ross.
A família dos produtores Jeferson de Oliveira e Veridiana Gunha foram os primeiros contemplados pelo Programa. O casal trabalha há 12 anos com produção de leite e há apenas um ano com a produção de queijo. Segundo eles, a partir do recebimento dos novos equipamentos, a produção foi otimizada e eles conseguiram triplicar o trabalho. “Nós estamos muito felizes por sermos os primeiros contemplados pelo Programa. O recebimento dos novos equipamentos aumentou significativamente a nossa produção”, contou Veridiana.
“Tenho certeza de que o apoio da prefeitura, via Secretaria (de Agricultura) e dos projetos desenvolvidos, somam com a força do produtor rural, que muitas vezes não consegue sobreviver do campo. Por isso, agradecemos muito por essa oportunidade, por acreditarem em nosso trabalho. Isso é ser Guarapuava”, completou a produtora.
Além da família do Jeferson, nesta primeira etapa do projeto serão contempladas sete queijarias e uma agroindústria de polpa de frutas, com a cessão de equipamentos diversos. Os maquinários foram adquiridos com recursos próprios do município, e contêm um pasteurizador de leite com capacidade de 300 litros, uma prensa com 30 fôrmas para queijo, uma estante para maturação de queijos e uma mesa, todos em aço inox com acabamento sanitário conforme legislação específica, uma seladora para embalagem, uma balança e um termômetro para controle de temperatura.
Estiveram presentes no evento diversas autoridades do município, além de vereadores, secretários, servidores municipais e integrantes da comunidade.
Para acessar mais fotos do evento clique AQUI.