Prefeito Celso Góes apresenta obras em execução na cidade

10/05/2023

“Para acompanhar o ritmo de crescimento de Guarapuava, estamos trabalhando em obras por toda a cidade. Hoje podemos dizer que Guarapuava é um grande canteiro de obras. É mais mobilidade urbana, dignidade e qualidade de vida para a nossa a gente”, destacou o prefeito Celso Góes, durante a visita às obras com os secretários municipais.

Em todas as regiões da cidade, equipes seguem em ritmo acelerado para garantir mais infraestrutura e qualidade de vida aos guarapuavanos. Somente na Avenida do Jordão (Vereador Rubem Siqueira Ribas) estão sendo investidos R$ 5 milhões nas obras do 1º lote, que estão sendo executadas no trecho entre o trilho do trem e a ponte. O 2º lote, com investimento de mais R$ 5 milhões vai até a rotatória no Mirante da Serra.

“Estamos construindo uma nova avenida para o Jordão. A obra prevê o alargamento da pista, ciclofaixas, calçadas, pista de caminhada, faixas elevadas para pedestres, paisagismo, iluminação toda em LED e sinalização. Teremos ainda um mirante para registros fotográficos, um ponto perfeito para os turistas que vem conhecer a nossa cidade”, comenta o prefeito, ao lembrar que “Um dos principais destinos turísticos da cidade, o Parque Recreativo do Jordão, também ganhará “vida nova” na segunda fase do projeto. Além disso, a vila será revitalizada. O saneamento aqui já está concluído assim como a UBS que já foi totalmente reformada. Temos lazer e esporte, com a implantação do Meu Campinho, Academia ao Ar Livre e o Playground, que será instalado em breve. O projeto de revitalização da vila ainda inclui a construção de um novo Cmei e da Capela Mortuária”.

No lado oposto, na região norte de Guarapuava, outros dois grandes investimentos vão trazer mais mobilidade urbana e conforto e saúde para os idosos. Junto ao Parque das Araucárias, estão sendo feitas as fundações do Centro de Convivência do Idoso. Mais de R$ 15 milhões serão aplicados na construção do prédio com 2.700m² e capacidade para atender cerca de 1.000 pessoas com mais de 60 anos. A estrutura conta com piscina aquecida, área para pilates, atividades físicas e esportes, espaço de cuidados com a beleza, meditação, de cursos e oficinas, um cinema, além de biblioteca. “Isso é valorizar a nossa história, cuidando de quem ajudou a construir nossa Guarapuava”, destaca Celso Góes.

O Centro do Idoso é a maior obra da Prefeitura de Guarapuava dos últimos 20 anos.

Já entre a PR-466 e a BR-277, no bairro Industrial, as máquinas dão forma a Avenida Beira Rio, a maior obra viária da cidade dos últimos 30 anos, com recursos de mais de R$ 10 milhões. Será a mais importante via de integração da cidade que ajudará na redistribuição do fluxo de veículos pesados que vem ou vão para o norte do Estado.

“Em poucos momentos da história, Guarapuava viveu um período como esse, com tantas obras importantes sendo realizadas simultaneamente. Esses projetos não só vão trazer mais qualidade para os atuais moradores, mas são um marco para as futuras gerações. Estamos transformando o perfil da cidade com mais modernidade e infraestrutura, destinando recursos para ampliar nosso potencial turístico e econômico mas, principalmente, para valorizar cada vez mais quem vive aqui”, declarou o prefeito Celso Góes.

Construção da Avenida Beira Rio – A nova avenida ligará a PR-466 a BR-277.

Junto à nova avenida será erguido um parque linear acompanhando o Rio Xarquinho, fortalecendo a proteção do meio ambiente. O projeto da Beira Rio conta também com duas rotatórias, calçadas, meio fio, ciclovias e iluminação em LED. De acordo com o prefeito, a região próxima a Beira Rio também recebe melhorias. “A vila São José também está dentro do Programa Asfalto na Porta de Casa. Foram 12 ruas pavimentadas e o resultado a gente vê no sorriso da população”.

Mais adiante, o asfalto novo também chegou para moradores do Jardim Aeroporto com a conclusão de 100% das ruas pavimentadas. As obras em mais de 40 ruas incluíram saneamento básico, calçada, meio fio e drenagem de pontos mais críticos. “Asfaltamos todas as ruas porque não vamos deixar ninguém para trás. A cidade cresce e nossa gente ganha qualidade de vida”, comenta Celso Góes.

Em outro ponto, o viaduto da Aragão de Mattos Leão, uma obra reivindicada pela população há mais de 20 anos, ganha forma e estrutura reforçada para dar segurança para motoristas e moradores. O viaduto será alargado e contará com passarela para pedestres e ciclistas, ficando compatível com o fluxo de crescimento dos bairros Jardim das Américas e Vila Bela.  Mais adiante, a Avenida Moacir Júlio Silvestri, no bairro Cascavel, ganhou sinalização, ponte mais larga e o rio foi desassoreado.

Quem passa pela Praça Santa Terezinha, no bairro dos Estados também já percebe a movimentação da construção da Casa da Mulher Brasileira. As equipes trabalham nas fundações dessa obra emblemática para as mulheres guarapuavanas. A “Casa” será a primeira do interior do Estado e fica em uma localização estratégica para ampliar e fortalecer a rede de proteção e o combate à violência. “Esse é uma obra que ninguém acreditava que daria certo. Isso só foi possível porque temos uma rede de enfrentamento à violência contra a mulher que realmente funciona aqui na nossa cidade”, enfatiza Celso.

No interior do Município, a Estrada da Junqueira também tem projeto para ganhar 19km de asfalto ligando o Jordão ao distrito de Entre Rios. “Essa obra vai levar desenvolvimento para essa região ao conectar pessoas e dar a possibilidade de um acesso seguro ao distrito, com qualidade e independente da PR-170. Com 95% das nossas ruas asfaltadas na cidade, nosso trabalho será o de reforçar a estrutura das estradas do interior”, garantiu o prefeito Celso Góes.