Prefeito Celso Góes anuncia em live a manutenção de decretos restritivos

31/05/2021

Em live pelas redes sociais, no final da tarde desta segunda-feira (31), o prefeito Celso Góes anunciou que estão mantidas as medidas restritivas de combate à Covid-19, e prorroga o decreto 8725 e 8729, até às 23:59 h do próximo domingo (6).

A decisão se baseia em informações técnicas com avaliação epidemiológica da doença em Guarapuava. Desde o fim de semana, o prefeito, secretários municipais e líderes de vários segmentos da sociedade discutiram e decidiram pela manutenção do decreto.

A decisão se justifica já que as medidas restritivas mostram ligeira melhora no quadro, revelando resultados positivos, com redução no número de casos de contaminação e óbitos, mas ainda é preciso ter o controle dos resultados epidemiológicos, disse o Secretário Jonilson Pires.

Os números ainda não estão sob controle. Há uma tendência de queda, mas os atendimentos nos hospitais e unidades de saúde ainda são altos e precisam baixar. Com o trabalho ainda no limite, a prioridade passa a ser o controle da estabilização no número de atendimentos. Um novo momento pode ser admitido quando houver o controle desta curva, mas é preciso que esteja em baixa.

O secretário da saúde, Jonilson Pires e o Prefeito Celso Góes, também  falaram que a partir de agora, o trabalho da Saúde de Guarapuava, passará a ser feito em sistema de bandeiramento. Através de cores, que deve servir de guia para controle dos dados epidemiológicos. Diariamente serão levantados dados que devem indicar os casos de contaminados e de óbitos, onde também será levado em conta a capacidade de atendimento do sistema de saúde de Guarapuava.