Prefeito Celso Góes acompanha entrega do cartão Comida Boa no CRAS do bairro Xarquinho

26/01/2023

Nesta quinta-feira (26), 342 famílias receberam os cartões do Programa Comida Boa, que é o benefício de transferência de renda do Governo do Paraná.

A entrega dos cartões do Programa Estadual Comida Boa continuam, e nesta quinta-feira (26), foi a vez de 342 famílias os receberem. A ação ocorreu no Centro de Referência da Assistência, CRAS I, no Bairro Xarquinho e contou com a presença do prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que conversou com os moradores beneficiados.

“A alimentação é um direito sagrado de todas as pessoas. O Cartão Comida Boa devolve a dignidade a quem mais precisa, pois com ele, uma necessidade básica pode ser sanada. Por isso, eu digo que este valor que as famílias recebem, surte um efeito maravilhoso no orçamento”, destacou o prefeito de Guarapuava.

“O Comida Boa é uma forma de garantir a segurança alimentar e amenizar os impactos da queda do poder aquisitivo da população, garantindo também alimentação de qualidade. O prefeito Celso, pediu que tenhamos agilidade na entrega dos benefícios, pois ele entende a importância que o programa gera nas moradias das famílias beneficiadas”, enfatiza a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

Para muitas famílias a chance de uma renda complementar é muito importante. Como destaca Jaíne Maia de Oliveira, de 24 anos, moradora do bairro Vila Carli, ela conta que tem uma filha pequena e diz que o cartão auxiliará na introdução alimentar da criança.

“Para mim, vai ser muito bom esse cartão, porque eu que tenho uma filha pequena e ajuda muito. Agora que ela está comendo, é uma ajuda a mais para a gente complementar a renda, comprar comida, comprar frutas e ‘verdurinha’ que ela precisa para comer”, ressaltou a beneficiária do programa.

Atualmente, 1907 famílias já recebem o benefício no município. A entrega dos cartões é realizada pelas equipes das unidades do CRAS, após contato com os beneficiários.

PROGRAMA

O Cartão Comida Boa é o benefício de transferência de renda do Governo do Paraná, que atende famílias em extrema pobreza, com renda mensal per capita de até R$100, ou de pobreza, com renda per capita de até R$200 por mês, que não estejam cadastradas em outros benefícios. O benefício é concedido através de cartão magnético, que tem recarga mensal no valor de R$ 80,00.

A regra para a utilização do cartão do programa é que não há saque do valor do benefício e sim a utilização direta em estabelecimentos credenciados. Também é proibida a aquisição de bebidas alcoólicas e fumígeros (cigarro).

A entrega do novo lote de cartões em Guarapuava está acontecendo desde o dia 18 de janeiro, nas unidades do CRAS e ocorre após contato das equipes com o beneficiário. As pessoas terão horário agendado para a retirada.