Prefeito Celso Góes abre Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes com palestra sobre potencial tecnológico de Guarapuava

27/04/2023

Na ocasião, o chefe do executivo municipal recebeu o título de Gestão Inovadora, promovido pelos organizadores do encontro. Este é o segundo prêmio que o prefeito recebe em menos de quinze dias. Em 13 de abril, Góes foi premiado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em reconhecimento por sua gestão.

Na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, teve início o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Guarapuava. O evento é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a prefeitura local, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e pelo Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG); e trata da tecnologia e inovação nos serviços públicos. Prefeitos, gestores, servidores municipais e vereadores de diversos municípios da região estiveram no encontro.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, foi o primeiro palestrante da manhã. Na ocasião, o chefe do executivo municipal falou da tecnologia aplicada na cidade, como grande suporte em todos os setores, com destaque para os serviços públicos. Conforme ressaltou o prefeito, a pandemia de COVID-19 representou um verdadeiro divisor de águas na vida de todos, uma vez que instigou a sociedade a buscar soluções rápidas para um problema que assolava o mundo todo.

“Eu digo que o período de pandemia, embora muito dolorido para todos (pois perdemos entes queridos), também foi um momento de despertar para soluções de problemas. Nos últimos anos, precisamos nos reinventar para superar as dificuldades. Hoje, estamos entre as cidades mais inteligentes e digitais do Brasil, o que é muito importante, pois nosso trabalho serve de referência para tanta gente, principalmente para municípios que estão mais próximos de nós. Mas por outro lado, isso nos impõe responsabilidades, porque devemos sempre melhorar e encontrar soluções para os problemas”, contou o prefeito.

Celso ressaltou ainda, sobre a importância de Guarapuava sediar um evento do porte do I Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, ocasião na qual recebeu o título de Gestão Inovadora, promovido pelos organizadores do encontro. No dia 13 de abril, Góes foi premiado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, também com o título de Gestão Inovadora, durante o Congresso Gaúcho de Cidades Inteligentes, onde fez palestras e representou o Paraná.

“Sediar um evento deste porte aqui em Guarapuava é muito importante, porque podemos mostrar aos municípios do entorno, que estamos evoluindo muito em tecnologia e inovação. Isto motiva nossos vizinhos a também evoluírem, pois todas as ações estão interligadas e um precisa do outro. Por isso, eu sempre reforço que, se Guarapuava vai bem, as outras cidades também vão bem. E, por isso, os prefeitos, secretários e gestores desses outros lugares precisam acompanhar o andamento deste desenvolvimento. A intenção é a de realizar sempre trabalhos em conjunto”, evidenciou Celso, que disse ainda da importância de receber o prêmio de Prefeito Inovador 2023, pelo Projeto Geoguarapuava.

“Eu considero este prêmio muito importante não só para Guarapuava, mas para o Paraná inteiro. Com o georreferenciamento, em menos de dois anos e meio de gestão, nós promovemos muita inovação e aplicamos muita tecnologia não só na área da saúde, mas na educação, nas finanças, enfim, a inovação e a tecnologia estão em todos os setores da nossa cidade. Isso transformou Guarapuava em uma cidade totalmente digital. Hoje, por exemplo, não utilizamos mais papel, porque tudo é feito de forma on-line e digital. Uma pessoa pode marcar uma consulta ou agendar um exame a partir do conforto de sua casa e ter acesso a documentos, como certidões negativas, IPTU e tantos outros impostos que são feitos pelo computador ou aplicativo. Por isso, é muito importante para todos nós que vivemos aqui, o reconhecimento por este trabalho”, concluiu Celso.

SOBRE O EVENTO

Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo Fórum é facilitar o acesso a diversas tecnologias e promover a troca de experiências entre prefeitos, gestores e servidores sobre a implantação de ferramentas que visam melhorar os serviços prestados à população, que impactem positivamente na melhoria da qualidade de vida e geração de emprego e renda. “Esta é uma grande oportunidade para a troca de experiências e o compartilhamento de ações entre as cidades. A pandemia acelerou a necessidade do uso de ferramentas tecnológicas para a gestão e relacionamento com os cidadãos. Não existe mais espaço para uma gestão analógica, com tecnologia ultrapassada”, pontuou Marinho.

PREFEITOS INOVADORES

A Rede Cidade Digital fez a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 no Centro-Sul do Estado. Para a seleção e o reconhecimento, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como maneira de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Ao todo, 12 prefeitos foram selecionados para o recebimento.