Prefeito acompanha visita do ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao Cancer Center

01/08/2020

A rede de parcerias que possibilitou a concretização do Cancer Center em Guarapuava (Unidade II do Hospital São Vicente de Paulo) reuniu esforços de diversas esferas políticas. Na tarde deste sábado (01), o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, que é uma das lideranças importantes para a viabilização do Centro, veio a Guarapuava conhecer a estrutura do espaço recém inaugurado, que compreende a 1ª etapa da obra, centralizando a estrutura para tratamento quimioterápico e a sede o IPEC (Instituto para Pesquisa do Câncer).

“Tive o privilégio de ser Ministro da Saúde e ter apoiado com muitos recursos esse empreendimento. Diversos parlamentares da bancada federal também destinaram recursos à essa obra e hoje temos aqui uma grande estrutura que significa um avanço para a segurança e a qualidade da saúde da região de Guarapuava”, enfatizou o deputado federal.

Ricardo Barros atuou na viabilização do Cancer Center e é também responsável pela ampliação dos recursos destinados à saúde do município.  À Unidade II do Hospital São Vicente de Paulo, o deputado federal destinou ainda R$ 1 milhão.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Acompanhando a visita, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, reiterou a ampla união de esforços políticos para viabilizar o Cancer Center, que atenderá mais de 500 mil pessoas de 20 municípios da região e que deverá ser referência nacional na área de tratamento e pesquisa sobre o câncer.

“Esse Centro é um feito inédito, um projeto ousado e audacioso que inspirou lideranças políticas de todas as frentes para somar, para fazer com que isso se tornasse realidade. Tínhamos um projeto que era importante para a região, histórico para Guarapuava e um grande desafio em que temos condições de ser referência nacional. Foi graças a isso que conseguimos unir todas as forças que tem propósitos bons para a cidade”, enalteceu o prefeito.

Para a viabilização do Cancer Center, que teve nessa sexta-feira (31), seu primeiro atendimento realizado, houve apoio da esfera política nacional, estadual e municipal.

“Tivemos apoio da Câmara de Vereadores; a mobilização de aproximadamente 10 deputados federais; de todos os deputados estaduais da região; do governo do Estado; seja no governo anterior, que deu início ao convênio, ou no atual com o trabalho do governador Ratinho Júnior, que facilitou o processo com recursos e auxiliou na implementação; da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) que teve  parte fundamental na estruturação do Instituto de Pesquisa; e apoio do governo federal, via Ministério da Saúde”, reiterou Cesar Filho.

O projeto do Hospital do Câncer em Guarapuava é hoje, conforme o prefeito, o programa em desenvolvimento com maior soma de recursos de emendas parlamentares de todo o Ministério da Saúde.

“O que fizemos aqui é sem precedentes. Por isso, temos que celebrar não só a obra, mas esse modelo de atuação conjunta que rompe barreiras, supera desafios e viabiliza resultados concretos. Estou feliz, emocionado por viver esse momento. Sabemos que esse local vai salvar muitas vidas porque já nascemos buscando a excelência”, finalizou Cesar.

Também acompanharam a visita o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, o provedor do Hospital São Vicente, Huberto José Limberger, presidente da Comissão Gestora do Cancer Center, Odacir Antonelli, presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer, Dr. David Livingstone  e vereadores municipais.