PPP de iluminação pública já modernizou 6 mil pontos de Guarapuava

24/07/2020

Dia após dia, a modernização do parque de iluminação pública avança em Guarapuava. Já são cerca de seis mil pontos modernizados em diversos bairros e ruas da cidade, que já contabilizam uma economia de 67% aos cofres públicos nos pontos onde foram executados.

A execução desse serviço no município é garantida com a PPP (Parceria Público-Privada) firmada em dezembro do ano passado, entre a Prefeitura e a empresa Ilumina Guarapuava, responsável pela manutenção e substituição das antigas lâmpadas comuns pelas de LED.

“A troca das lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio pelas de LED, chega a oferecer três vezes mais luminosidade e isso gera muito mais segurança para o cidadão. O nosso cálculo revelou que ultrapassamos os 40% de economia previstos no contrato e alcançamos 67%, que representam mais de R$ 235 mil/mês em economia nos locais modernizados. Assim, tais recursos podem ser utilizados em outras demandas”, destacou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza. “Esse serviço de modernização e melhoria de qualidade de vida para a população é garantido sem onerar em um centavo os guarapuavanos”, completou.

(Foto: Anderson Zacalusni)

O efeito positivo na qualidade do serviço e na economia pública desencadeou a ampliação do planejamento municipal para modernizar também diversos espaços públicos da cidade. “Havíamos deixado parques e praças fora do contrato, mas já fizemos uma análise para incluirmos estes locais. Assim, nos próximos dias, faremos um aditivo no contrato para a inclusão de praças e parques municipais para que esses ambientes tão utilizados pela população também possam ser modernizados até o final do ano”, complementou o secretário.

A novidade fortalece a PPP do município, que conta em seu cronograma de modernização com o serviço de substituição de mais de 23 mil luminárias no período de dois anos. Cinco meses depois do início dos trabalhos, Guarapuava já alcança uma cobertura de 26%, muito à frente do previsto no contrato para esse período.

“Vale lembrar que quando assinamos o contrato, estávamos com mais de mil pedidos represados para a manutenção, seja substituição ou melhorias, pelo serviço de 0800. Agora já temos muito menos de 100 pedidos e a empresa vem atendendo satisfatoriamente todas as solicitações”, avaliou Paulo.

As novas lâmpadas já estão instaladas em aproximadamente 18 regiões da cidade, entre bairros e vilas do município, como Alto Cascavel, Jardim das Américas, Cascavel, Colibri, Vila Mariana, Condomínio Firenze, Vila Bela, Jardim Pinheirinho, Planalto, Santa Cruz, Santana, Trianon e Pérola do Oeste. Além disso, as principais vias de acesso à cidade também foram modernizadas, como as Avenidas Manoel Ribas, Moacir Júlio Silvestri e XV de Novembro.

Nos próximos 30 dias, a expectativa é incluir os Distritos na modernização, buscando atender as Colônias Vitória, Samambaia, Cachoeira, Socorro, Jordãozinho, por exemplo. Vale ressaltar que 100% das luminárias que estão sendo substituídas no município, já estão preparadas para telegestão e mais de 600 delas estarão operando o software nos próximos 90 dias, dando início ao funcionamento do sistema supervisionado que será comandado por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade.