Notícias

PPP da iluminação pública moderniza ruas centrais e de bairros em Guarapuava

26/05/2020

Em execução há pouco mais de três meses, a PPP (Parceria Público-Privada) do Parque de Iluminação Pública de Guarapuava já moderniza e qualifica o serviço em diversas ruas da cidade, seja com a manutenção ou adequação do sistema local. Além de importantes vias da região central como a Avenida Manoel Ribas, XV de Novembro, Moacir Júlio Silvestri e a Saldanha Marinho, que receberam a troca de lâmpadas comuns pelas de LED em fevereiro, agora ruas de diversos bairros também estão de cara nova, como por exemplo, Jardim Pérola do Oeste, Santa Cruz e Batel.

 

“Desde o início nós defendemos que essa modernização ampliasse a qualidade do serviço e a cobertura em nossa cidade. Agora, vemos isso na prática, com a eficiência de luminosidade, economia e segurança para a população chegando em diversas regiões de Guarapuava”, afirmou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

 

Isso porque, desde que a empresa Ilumina Guarapuava iniciou os serviços da PPP na cidade, 3579 lâmpadas comuns já foram substituídas por lâmpadas de LED, gerando uma redução de 64% no consumo de energia e economizando cerca de R$ 140 mil aos cofres públicos, somente neste período.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

E além do impacto financeiro, a modernização traz também mais qualidade de vida. “Eu moro aqui há 10 anos e antes era muito escuro. Agora ficou bem melhor. Sem contar que também economiza”, avaliou a Terezinha da Luz Paulista, moradora da Avenida Salvador Gomes, na Vila Planalto. Já para a Maria Antônia Paula, se tem mais iluminação, também tem mais tranqüilidade nas ruas do Alto Cascavel. “Eu acho que agora também melhora a segurança. Andamos mais tranqüilos, sem pontos escuros”, contou Maria.

 

Além da substituição de lâmpadas comuns por materiais de LED, a PPP também acelerou o processo de manutenção da iluminação pública. Desde o início do ano, 4029 lâmpadas com problemas foram substituídas, sendo que quase 3 mil delas atenderam as solicitações dos guarapuavanos via telefone, através do serviço de 0800, iniciado há quatro meses na cidade.

 

Nos próximos meses as substituições continuarão  em andamento, modernizando algumas vias dos bairros Santa Cruz, Sol Nascente, Mirante da Serra, São João, Concórdia, Campo Velho, Planalto, Santa Regina, Jardim Das Américas, Jardim Aeroporto, Colibri, Alto Cascavel, Vila Mariana, Santana, Dos Estados, Vila Bela e Boqueirão.