Notícias

Potencial Feminino: muitos cursos do projeto estão em fase de conclusão

29/09/2022

Muitos dos cursos do projeto “Potencial Feminino” promovidos pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, estão chegando em sua reta final. Com a formatura se aproximando, os participantes se sentem contentes por fazerem parte de uma iniciativa que prevê qualificar cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho.

 

Rosmari Mandrik (57), que participa do curso de panificação, já trabalha na área, mas conta que o curso foi essencial para melhorar suas técnicas e torná-la cada vez mais capacitada para o mercado de trabalho. “Eu já trabalho na área e para mim, é muito importante participar, porque a panificação está mudando a cada dia. Todo dia ela tem uma novidade. Então, é muito importante estarmos nos qualificando hoje, assim, damos sempre o melhor onde trabalhamos, para não sermos apenas mais um”, comenta Rosmari.

 

O professor do curso de panificação, Antônio Carlos Boese (67), também destaca a importância de participar desse processo na vida das mulheres e homens que passam pelo curso. “Para mim é muito gratificante, porque eu gosto de estar com pessoas e passar conhecimento a elas. Eles aprendem aqui desde o início da produção até o término. Ensinamos até a maneira de comercializar. E é um aprendizado que eles podem levar para a vida toda”, ressalta o professor.

 

Vários cursos são disponibilizados pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres por meio do projeto “Potencial Feminino”, que surgiu em demanda do mercado de trabalho que cada vez mais exige qualificação dos profissionais.

 

A responsável pelo Departamento da Divisão de Cursos da Secretaria da Mulher, Andresa do Amaral, salienta que a Secretaria sempre trabalhou com cursos profissionalizantes, mas desta vez, o “Potencial Feminino” veio como um diferencial, voltado para mais áreas dentro do mercado. “Ele vem ao encontro das demandas do mercado de trabalho, onde a gente fez uma pesquisa de dados e viu quais são as áreas em crescimento, quais são as áreas que mais têm necessidades de mão de obra, e por isso, é necessário qualificar essas pessoas, para que elas possam estar aptas para o mercado de trabalho”, evidencia.

 

Andresa também relembra que o projeto trabalha com cuidadoras para as crianças que precisam acompanhar suas mães e pais nos cursos, assim não há problemas para quem deseja participar, mas não tem com quem deixar os filhos. “A gente tem uma sala aqui, uma pessoa que fica acompanhando as crianças, para cuidar delas, para que os pais possam participar dos cursos tranquilos”, enfatiza.

 

Outro curso ofertado pela Secretaria que está em fase de conclusão, é o de “rotinas administrativas para empresas”. A professora da área de gestão, Christina Marcondes (41), expressa que o curso, à primeira vista, pode parecer monótono para alguns, mas que o trabalho realizado é dinâmico.

 

“No início eu dou toda a base teórica de onde surgiu a administração, quais são os estudos científicos iniciais e depois a gente parte para a prática. Eu uso a dinâmica do plano de negócios, que com cada etapa de preenchimento de um plano eu contextualizo a parte das rotinas administrativas e da gestão. Então eles associam tanto a parte teórica quanto a prática aqui”, comenta.