
Potencial Feminino: Encerramento do primeiro módulo do curso profissionalizante de Cozinheira conta com a presença da chef Lorena Lacava
13/09/2023
A chef Lorena Lacava é um grande nome da gastronomia em Guarapuava e, é semifinalista da quarta edição do reality show culinário Top Chef Brasil.
Na tarde desta quarta-feira (13), a turma de alunas(o) do curso de Cozinheira do Programa Potencial Feminino da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres encerrou o primeiro módulo da profissionalização, o Serviços de Cozinha.
O curso, realizado no Senac de Guarapuava, tem a carga horária de 120 horas e conta com 3 módulos, sendo eles: serviços de cozinha, massas e risotos e elaboração de cardápios.
“Eu acredito que a maior força do Programa Potencial Feminino é essa conexão entre os que estão se profissionalizando e quem precisa desses profissionais. E neste módulo de serviços de cozinha, poder contar com a Leila da Abrasel, com a presença da chef Lorena e com a Heloise da Irmandade, traz justamente essa conexão”, destacou a secretária da Pasta, Priscila Schran.
Para incentivar cada vez mais a carreira das alunas do curso, a chef Lorena Lacava, a sommelier e sócia da Irmandade Cervejaria, Heloise de Almeida Lima, e a diretora executiva da Abrasel Centro Sul, Leila Mara Pires, estiveram presentes no encerramento do módulo comentando o trabalho realizado pelas alunas.
Foi proposto o desafio de que fossem trabalhados dois ingredientes considerados diferentes dentro da gastronomia, com duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. A instrutora do curso, Thais Lopes Tereza, comentou sobre a participação das equipes para o encerramento.
“Essa turma sempre foi muito engajada, muitos já vem de fora com uma grande experiência, mas estar trabalhando de uma maneira profissional propõe muitos desafios, ainda mais trabalhando em equipe, e essa turma, aos poucos, foi desenvolvendo essa habilidade de cozinhar e trabalhar em equipe, o que resultou neste trabalho maravilhoso de hoje”, ressaltou Thais.
A aluna Ozélia Aparecida Ferreira dos Santos, comentou sobre a importância do Programa Potencial Feminino em sua vida. Ozélia, que é do distrito de Entre Rios e já trabalha com gastronomia, vem à Guarapuava para participar do curso porque queria mais experiência na área.
“Eu queria mais experiência e aprendi muita coisa. Estou levando umas técnicas muito boas e para o futuro eu pretendo continuar nessa carreira, fazendo o curso de técnico em gastronomia também”, comentou Ozélia.
O aluno Silvonei dos Santos, o único homem entre as 16 mulheres, veio da área de segurança e decidiu fazer o curso por curiosidade para, talvez, no futuro empreender na área da gastronomia.
“Vim por curiosidade, mas quando cheguei aqui eu reparei que é uma área ampla e que as possibilidades de aprendizado são muito gratificantes. Eu percebi que se abriu um leque de possibilidades para eu poder montar meu próprio negócio, e não só o que eu tinha em mente”, salientou Silvonei.
A chef Lorena Lacava relatou sobre a experiência ao experimentar cada prato realizado pelas alunas e sobre poder estar presente no encerramento do módulo.
“Fiquei muito feliz com o que eu vi aqui. Estou muito realizada em ver que a nossa gastronomia guarapuavana está cada vez mais qualificada e que cada dia estamos nos apresentando melhor no mercado nacional. Espero contribuir um pouquinho com isso e que essas meninas venham com a gente para mais comida boa dentro de Guarapuava nos restaurantes e montando os seus (próprios) negócios. Fazer parte disso, para ‘mim’, é uma honra”, enfatizou Lorena.
Para ver mais fotos do encerramento clique AQUI.