Notícias

População pode participar da última audiência de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

03/12/2020

No próximo dia 15 de dezembro ocorrerá a quarta etapa do trabalho de reformulação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS,  de Guarapuava. Será uma audiência pública para apresentação da versão preliminar do plano e da minuta do Projeto de Lei estabelecendo a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Nela, a população poderá participar com comentários, sugestões, tirar dúvidas e questionar os profissionais da empresa de consultoria responsável por esse processo de elaboração. O cidadão também pode acessar o formulário e enviar suas sugestões previamente. Para isso, clique aqui

 

O evento será transmitido pelo canal do Youtube com link disponibilizado para quem fizer a inscrição. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, as sugestões são fundamentais para atender as demandas da comunidade.

 

“Essa é a quarta etapa desse processo. Já estamos na reta final de elaboração e, em breve, poderemos implementar as políticas e projetos inerentes ao plano, bem como aperfeiçoar os serviços de coleta e implementar novas estratégias para melhor aproveitamento e destinação do material.”, destacou o secretário.

 

Versão prévia está disponível para consulta na Secretaria de Meio Ambiente. – Imagem: Divulgação/SEMA.

 

O plano municipal também vai desenvolver metas voltadas ao cuidado com os resíduos produzidos na cidade nos próximos 20 anos. As sugestões apresentadas pelos moradores nas etapas anteriores, já estão contempladas no plano na forma de programas, objetivos  e metas. Agora, novamente, as pessoas tem mais uma chance de opinar, respondendo ao formulário disponível no site e participando da audiência pública.

 

  “Quando se pensa em gestão de resíduos sólidos é inerente à participação da população em todas as etapas, desde o planejamento a execução, porque com a participação da população estamos levantando quais as demandas, podendo estabelecer metas juntos. A população pode acessar a versão preliminar do plano e da minuta da Lei de Resíduos Sólidos para sugerir novos ajustes que julgar necessários”, ressaltou o Engenheiro Ambiental, Cleverson Mayer.

 

 

 

Plano contempla programas para destinação dos resíduos gerados pela população. – Foto: Arquivo/Secom.

 

O plano apresenta novas obrigações para os gestores municipais como a coleta de material dos pequenos produtores de resíduos, com limite de até 120 litros de materiais. Após a audiência, será elaborada a versão final do PMGIRS para a análise de uma comissão, que verificará se foram cumpridos todos os requisitos legais e as proposições apresentadas. Só então, tanto o plano quanto a lei serão encaminhados para o Executivo Municipal deliberar e encaminhar para votação na Câmara de Vereadores.

 

A versão preliminar do Plano Municipal de Resíduos Sólidos está disponível para consulta online. Para ter acesso, clique aqui. Quem preferir pode se dirigir até a Secretaria de Meio Ambiente, no parque das Araucárias, onde estão disponíveis duas cópias da versão prévia do Plano Municipal.

 

Serviço: Audiência Pública sobre o PMGIRS.

Dia: 15/12

Horário: 19h

Inscrição: Acesse o link aqui.

Como será?: pelo canal do Youtube divulgado para quem fizer a inscrição.

 

Confira abaixo as etapas de desenvolvimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos:

 

1- Apresentação do plano de trabalho operacional pela empresa vencedora, com descrição da metodologia a ser utilizada e cronograma detalhando todas as atividades e produtos.

2- Diagnóstico e prognóstico dos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana – cenarização.

3- Proposições para a melhoria dos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana.

4- Versão Preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e da minuta do Projeto de Lei estabelecendo a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

 

5- Elaboração final do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Minuta do Projeto de Lei estabelecendo a Política Municipal de Resíduos Sólidos.