População pode participar da elaboração do Plano Municipal de Drenagem

08/12/2020

Buscando soluções para os impactos da urbanização, Guarapuava está formulando respostas para o melhoramento do sistema de drenagem. As medidas serão aplicadas por meio da elaboração do Plano Municipal de Drenagem que já está em andamento. Nesta primeira etapa do projeto, é fundamental ouvir os guarapuavanos para procurar atender  de forma eficiente e preservando o meio ambiente.

O Plano abrangerá toda superfície do município, para caracterizar as causas das inundações e apresentar propostas de ações objetivando a reduzir as questões referentes a alagamentos e enchentes. Por isso é fundamental que a população se envolva e participe desta etapa, as respostas nos guiarão para aplicarmos medidas que melhorarão a nossa cidade para as futuras gerações”, declarou secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos, Leonardo Valenga.

A elaboração do Plano Municipal de Drenagem atende a  Lei Federal  nº 14.026/ 2020. Em Guarapuava, o plano cumprirá duas etapas, a primeira inclui um estudo que servirá de base para a composição do relatório final realizado pela empresa Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná), vencedora do processo licitatório. Após a finalização, na segunda etapa este documento será entregue para a Secretaria de Obras que aplicará as medidas no município.

Análise abrangerá pavimentação e estrutura urbana para escoamento das águas pluviais. – Foto: Arquivo/Secom

Neste momento, a equipe da Funpar busca ouvir a população e suas principais demandas. Os interessados podem participar respondendo ao questionário online até dia 15 de janeiro de 2021. A pesquisa contém perguntas desde áreas de risco com alagamentos ou inundações até questões sobre pavimentação asfáltica e elementos de drenagem. No final, os participantes podem dar uma sugestão para a tomada de decisões e escolher se desejam receber mais informações sobre cada etapa do plano. O formulário já está disponível, para responder, basta clicar aqui.

Todos os rios e córregos serão mapeados. – Foto: Arquivo/Secom

A finalização do Plano Municipal de Drenagem está prevista para daqui um ano. Para acessar o plano de trabalho, clique aqui.