
Prefeitura de Guarapuava promove ação de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18/05/2023
Os trabalhos preventivos se estendem por todo o mês de maio. No entanto, conforme destaca o prefeito de Guarapuava Celso Góes, todos os dias são oportunidades de combate aos abusos sexuais.
Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, a sede do Polo II do Conselho Tutelar de Guarapuava foi palco de uma ação educativa e divertida de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na ocasião, 35 alunos estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, participaram do projeto.
De forma lúdica e divertida, os estudantes assistiram a uma peça de teatro, brincaram e tiveram instruções de como detectar e denunciar abusos sexuais.
A data foi instituída em 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O crime hediondo, até hoje permanece impune. Por isso, durante todo o mês de maio a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), promove teatro e conversas com orientações em diversas instituições do município.
“Devido a acontecimentos horríveis do passado, temos hoje, um mês inteiro para lembrar e combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. Mas não podemos esquecer que este combate deve ser feito o ano inteiro, o tempo todo. Discutir sobre essa temática é extremamente importante e necessário. Sabemos que ainda, infelizmente, casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são uma realidade presente em nossa cidade. Por tudo isso, não podemos medir esforços enquanto poder público para promover políticas de combate a este crime”, falou o prefeito Celso Góes.
“A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Rede Proteção (da Criança e do Adolescente), durante todo o mês de maio, fará diversas ações na cidade inteira, com foco na informação e orientação. Isto tem o objetivo de que as crianças entendam situações de desconforto e saibam a quem recorrer. Por isso, a ação com o Conselho Tutelar Polo II é de suma importância, pois todos aqui são muito atuantes nas causas. Este trabalho, estimula as crianças a buscarem o Conselho Tutelar, e serve para que entendam que este é um órgão de proteção de suas causas. Porque o foco da campanha é a conscientização. Sendo assim, acreditamos que para combater qualquer problema, é necessário conhecê-lo. Precisamos discutir, promover conversas sobre a temática e assim, proteger as crianças e adolescentes de Guarapuava”, grifou a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.
A conselheira tutelar Ana Claudia Campos, falou da importância da data para toda a comunidade, em especial para crianças e adolescentes. “Hoje, dia 18 de maio, é o dia do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, resolvemos promover esta ação. Fizemos sorteio de uma instituição de ensino do município, e a Escola Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, foi contemplada. Alunos do quinto ano estiveram conosco durante toda a manhã de hoje, assistiram a uma peça de teatro, brincaram e interagiram. O momento é muito importante para a orientação das crianças, que aprendem, de forma lúdica, sobre como prevenir este problema que, infelizmente, assola nossa cidade. Esta é uma ação que ocorre no Brasil inteiro e os resultados são sempre ótimos, pois as crianças têm condições e abertura para procurar ajuda, caso se sintam ameaçadas”, discorreu Ana Claudia.
Clique AQUI para acessar a galeria de fotos: