
Plantio de árvores marca início de nova etapa do projeto Águas da Serra
22/09/2021
Nesta quarta-feira (22), ocorreu o lançamento de mais uma etapa do projeto Águas da Serra, desenvolvido pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAG), com o apoio do Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento promoveu o plantio de árvores às margens do Rio das Pedras, na Comunidade Bethânia, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
“Um projeto grandioso que vai trazer a manutenção e a renovação do nosso manancial, com plantio de mais de cem mil árvores. Assim, mais de 100 nascentes serão preservadas e recuperadas. Vai trazer muita melhoria para nossa cidade e a garantia de um futuro melhor”, declarou o vice-prefeito e secretário de Obras, Samuel Ribas, representando o prefeito Celso Góes.
Em um levantamento da Sanepar, a água do Rio das Pedras é considerada a segunda melhor do Estado, ou seja, precisa de menos produtos químicos no processo de tratamento para torna-la potável. “Sendo assim, nós temos o dever de preservar e até recuperar alguns pontos que não estão de acordo”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Celso Araújo.
“Nós vamos plantar cem mil mudas em todo o manancial do Rio das Pedras, que abastece a cidade de Guarapuava. Então, a gente tem um carinho muito especial por ele, porque é a nossa menina dos olhos e talvez seja o bem mais precioso que Guarapuava tem”, complementou,
Já Márcio Nunes refletiu sobre a importância do projeto para toda a comunidade. “Na vida do homem, temos algumas coisas que são fundamentais: nós precisamos de ar para respirar, de água para beber e precisamos da terra para plantar a nossa comida. Não cabe mais na história do ser-humano poluir o ar, a água e a terra. Por isso esse projeto é de extrema importância, porque vai recuperar tudo o que foi destruído”, declarou.
O lançamento contou, ainda, com a presença da Deputada Estadual Cristina Silvestri que salientou o problema da falta de recursos hídricos no país: “É um momento muito especial em que o mundo inteiro está sofrendo com a falta de água. Não é só o Paraná, não é só o Brasil, mas é o mundo, e eu fico muito feliz em ver que Guarapuava tá dando um exemplo”, disse.
Também estiveram presentes os secretários Itacir Vezzaro (Agricultura) e Katriane Mila (Turismo e Eventos) e os vereadores Cris Wainer, Cristóvão da Cruz, Danilo Dominico, Dognei, Márcio Carneiro, Nego Silvio e Professora Bia.