Notícias

Plantio de árvores celebra Dia do engenheiro ambiental no Município

01/02/2021

No último domingo (31) foi celebrado o Dia do Engenheiro Ambiental. Para marcar a data, a Secretaria do Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira (01), o plantio de cinco mudas que agora enriquecem a paisagem do Parque das Araucárias. A ação envolveu diversos parceiros que visam ressaltar a importância do profissional para a preservação do meio ambiente.

 

Celso Araújo:

“A Secretaria sempre foi parceira das instituições que atuam em prol das questões ambientais. Nesta data queremos homenagear esta profissão. O engenheiro ambiental passou a ser uma peça muito importante nas questões ambientais. Temos o licenciamento e a fiscalização ambiental, para isso é imprescindível a contribuição de um profissional para coordenar todo este trabalho”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

 

A homenagem está acontecendo em todos os municípios do Estado e Guarapuava tem motivos de sobra para comemorar, já que foi pioneiro na descentralização do licenciamento e fiscalização ambiental. Por meio da Lei complementar 140/2011, o município tem autonomia para executar estas atividades.

 

Além de celebrar, o plantio também revigora o ecossistema da cidade. As  mudas são da espécie Manacá e foram escolhidas pela beleza e por serem nativas da região. Ao longo deste ano, a expectativa é que mais 180 árvores sejam plantadas, inclusive Ipês roxos, na área de conservação do Jardim do Futuro.

 

Para a engenheira ambiental e vice-secretária da ACSPEA (Associação Centro Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais), Renata Antônia Paz, o ato refletiu a atuação da profissão. “A iniciativa comemorou a data de uma forma que foi bem a nossa cara, que é cuidar do meio ambiente incentivando o reflorestamento. Ficamos muito felizes de mostrar a importância deste profissional, que visa uma melhor gestão e o desenvolvimento sustentável”, exaltou.

 

Já o engenheiro ambiental, Cleverson Dias Mayer, ressaltou a importância do evento  para o próprio curso de Engenharia Ambiental, disse que “é muito bom, porque o nosso curso é  relativamente novo, mas já busca e encontra campo de trabalho. Hoje, quem atua na área consegue encontrar um profissional da área em quase todas as empresas e isso mostra a importância desta profissão”, contou.

 

A ação foi realizada pela APEAM (Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais) e ACSPEA (Associação Centro Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e Instituto Água e Terra.