Plantão da Ouvidoria contabiliza mais de 130 atendimentos neste fim de semana

29/06/2020

O trabalho de fiscalização feito pela Prefeitura de Guarapuava, com apoio da Polícia Militar, continua averiguando com rigor o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, principalmente, durante o período de alerta epidemiológico que o município enfrenta. Neste fim de semana, o trabalho conjunto da Ouvidoria Municipal, dos agentes de fiscalização Covid-19 e da Polícia Militar, novamente, resultou em averiguação de denúncias, verificação de estabelecimentos e punições àqueles que desrespeitam as medidas estabelecidas nos decretos municipais.

Trabalhando em sistema de plantão, de segunda a domingo, das 17h à meia-noite, os agentes de fiscalização Covid-19, prestaram, nessa semana, a verificação de 64 estabelecimentos, sendo que, em 30 deles havia algum tipo de irregularidade como aglomeração, não utilização de máscaras, atendimento além do horário permitido ou até mesmo estabelecimentos com portas fechadas, recebendo clientes irregularmente em seu interior.

“Nestes locais, as medidas administrativas previstas em decretos, como aplicação de multas, são colocadas em práticas. Neste momento tão delicado que enfrentamos, essas são ferramentas de controle e conscientização que o poder público precisa tomar para minimizar a velocidade de propagação do novo coronavírus no município”, explicou a agente de fiscalização, Joeci Aparecida de Lima.

Segundo o diretor de arrecadação e fiscalização, Adão Monteiro, não são apenas estabelecimentos comerciais que são averiguados pela equipe. “Temos o amplo apoio da equipe da Guarda Municipal, que faz o monitoramento freqüente de diversos locais e onde temos relatos de descumprimento das medidas, estamos checando. Nos últimos dias, temos notado um aumento de demanda com relação a aglomerações em igrejas e reforçamos o pedido de cumprimento e respeito as normativas de segurança. Todo cuidado e prevenção são fundamentais neste momento”, acrescentou o diretor.

Somente entre sexta (26) e domingo (28), a equipe de plantão na Ouvidoria prestou 137 atendimentos, via 156, que geraram 45 protocolos encaminhados à fiscalização. Conforme a diretora da Ouvidoria, Josilda Novacoski da Silva, os demais atendimentos eram relacionados à dúvidas que foram esclarecidas e/ou encaminhadas para a PM, quando necessário.

ESPAÇOS ESPORTIVOS

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em espaços esportivos, a equipe da Secretaria de Esportes e Recreação também cumpre escala todos os dias para fiscalização. Além de atender as denúncias recebidas via Ouvidoria, eles cumprem rotas para atingir uma cobertura completa na cidade. “É uma ação orientativa em que buscamos conscientizar esse público de que o enfrentamento à Covid-19 depende da colaboração de todos”, enfatizou o secretário de Esportes e Recreação, Felipe Kurhan.

As fiscalizações percorrem academias de ginástica, de luta, quadras de sintético, ginásios (públicos e privados), parques e praças. Pessoas que não estejam usando máscaras também podem ser abordadas pela equipe.