Notícias

Plano Municipal de Resíduos Sólidos segue para elaboração da versão final

16/12/2020

A Audiência Pública de aprovação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS, ocorreu na noite desta terça-feira (15), sendo transmitida pelo Youtube. Participaram do evento o diretor da empresa de Engenharia e Consultoria Envex, responsável pela elaboração do plano, juntamente com a equipe, representantes da Prefeitura Municipal de Guarapuava, e o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Jonas Silva.

 

No início, o secretário da municipal do Meio Ambiente, Celso Alves Araújo, agradeceu a participação de todos os envolvidos nesse processo e, em especial, a comunidade guarapuavana. Segundo ele, ainda em meio a dificuldade de realizar a discussão por causa da pandemia,

 

A gente agradece a participação nas duas audiências públicas anteriores, foram muito grandes, além da realização do preenchimento dos formulários que ajudaram na elaboração do panorama da situação do município, bem como, apresentaram  sugestões de melhorais., comentou o secretário.

 

Durante a audiência foram explicadas e discutidas as ações planejadas para o PMGIRS. Diante disso, apontamentos e comentários dos participantes da sessão reforçaram a necessidade e a importância de uma gestão de resíduos sólidos no município. “Sabemos a dificuldade da elaboração do plano e a necessidade da existência dele para o avanço das políticas ambientais no município e no estado como um todo. ”, salientou o representante o representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Jonas Silva.

 

Última Audiência Pública teve inscrições online. Imagem: Reprodução do Youtube

 

A audiência contou com a apresentação e discussão, aliada às questões enviadas no chat do Youtube. Assim, foram apresentadas as premissas da audiência, as etapas do plano, os métodos utilizados, os diagnósticos, além dos programas e aspectos financeiros. Em busca de um planejamento responsável de resíduos sólidos, o plano buscou contemplar todas as áreas do município, urbanas e rurais. De acordo com André Malheiros, diretor da empresa de Consultoria, a participação social é muito necessária nesse momento.

 

É muito importante que a participação social seja efetiva em todas as partes. Mesmo que tenhamos tido a questão da pandemia, ainda conseguimos manter uma participação muito grande., contou o diretor.

 

Apresentação de metas do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Imagem: Reprodução do Youtube.

 

Formulação do Plano

O processo de formulação do plano foi composto por etapas. Primeiro, a empresa procurou dados primários e secundários do município, aplicando um formulário acerca dos resíduos sólidos domiciliares a cerca de 700 guarapuavanos. Depois, a resposta da população foi considerada no momento de elaboração do plano. Também foram realizadas vistorias técnicas, estudos e levantamento e análise de dados ao longo do período sobre a cidade de Guarapuava. Dessa forma, o método utilizado dentro do plano procurava trazer melhorias viáveis ao município, usando as respostas da comunidade como embasamento.

 

 

Respostas dos formulários apresentados para cerca de 700 moradores durante levantamento de dados. – Imagem: Reprodução Youtube

 

Resultados

Durante a audiência também foram apresentados os apontamentos sobre como os resíduos sólidos são descartados aqui na cidade e como o plano pode agir, propiciando benefícios à população. Somente a partir da explicação do estudo utilizado é que as metas, baseadas em planos estaduais e federais, foram apresentadas. E, para serem atingidas, a sugestão é criar alguns programas e projetos, estabelecendo os processos e fases a serem seguidas, de modo que o plano fosse posto em prática.

 

O plano municipal vai desenvolver metas voltadas ao cuidado com os resíduos produzidos na cidade nos próximos 20 anos. Agora será feita a elaboração da versão final do PMGIRS e da minuta do Projeto de Lei que estabelece a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

 

A versão preliminar do Plano Municipal de Resíduos Sólidos está disponível para consulta online. Para ter acesso, clique aqui