Plano Municipal de Drenagem é apresentado para a população durante Audiência Pública

08/12/2022

O evento teve como intuito principal, reunir a sociedade civil e entidades para discutir a melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico do município.

A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), das Secretarias de Obras e do Meio Ambiente, e a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), bem como comissão de acompanhamento, promoveu, nesta quarta-feira, dia 07 de dezembro, na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública para a apresentação do Plano Municipal de Drenagem.

O evento teve como intuito principal, reunir a sociedade civil e entidades que demonstram interesse pelo assunto para ouvir a população, debater, discutir e promover a melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico do município.

Representantes da Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná), responsável pelo plano, apresentaram todo o método de pesquisa feito e os dados coletados para a elaboração do melhor plano de drenagem para o município.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, a ideia da criação do plano surgiu em uma conversa dentro de outro projeto, onde foi então resolvido que era necessário a criação de um plano de drenagem para solucionar os problemas do município.

“Estávamos trabalhando em um outro projeto e naquele momento a gente discutiu esses alagamentos e resolvemos por bem iniciar conversas a respeito de um grande projeto para solucionarmos definitivamente o problema dos alagamentos de Guarapuava. Através desse plano que foi amplamente estudado, elaborado pelos técnicos da Universidade Federal do Paraná, nós entendemos que teremos soluções definitivas ao longo de vários anos para que a gente resolva de uma vez esse problema de alagamentos e eventuais enchentes na cidade de Guarapuava”, ressaltou o secretário.

Também participaram na sessão, as vereadoras Professoras Terezinha e Bia, e o vereador Joel Barbosa.

Ao fim da sessão a população teve a oportunidade de fazer seus apontamentos e dar sugestões sobre o assunto.

Lembrando que o plano está disponível e pode ser consultado, aqui.