Notícias

Pitch Final: Cocreation Lab premia melhores projetos da pré-incubadora

07/07/2023

Após cinco meses de pré-incubação, participantes apresentaram suas ideias de negócio no evento que encerrou o programa. “Dona Maria”, da empreendedora Yaçanã dos Reis, foi a vencedora.

 

A sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Guarapuava recebeu nesta quinta-feira (5) os finalistas da pré-incubadora do Cocreation Lab para o encerramento do projeto, que durante cinco meses gestou, aperfeiçoou e concretizou ideias inovadoras de empreendedores locais. O programa, viabilizado por meio de uma parceria entre a prefeitura de Guarapuava, a partir da Secretaria de Inovação, o Sebrae e a TXM Methods, objetiva proporcionar um trabalho colaborativo com foco em desenvolver ideias inovadoras.  

 

Sávio Denardi, secretário de Inovação do município, foi um dos membros da banca avaliadora dos projetos e, durante a cerimônia, saudou a todos os responsáveis pela concretização do lab.

 

“É com grande satisfação que encerramos o Cocreation da TXM nesta noite especial. Agradeço a todos os envolvidos, em especial ao Andy Troc [Anderson Troc, diretor do laboratório de ideias de Guarapuava], que nos apresentou essa iniciativa inspiradora de Florianópolis. Reconheço o apoio do Sebrae, a contribuição da equipe e o suporte do Cilla Tech Park. O prefeito Celso Góes também merece nosso agradecimento por seu entusiasmo em impulsionar projetos inovadores. Vocês são as estrelas desta noite e espero que continuem perseguindo seus sonhos com determinação. Que hoje seja apenas o começo de uma jornada repleta de oportunidades e sucesso”, declarou Sávio. 

 

“Hoje, Guarapuava destaca-se como um polo promissor, graças ao esforço conjunto de todos. Eu me recordo de quando, em 2016 e 2017, olhávamos para Florianópolis e outros ecossistemas e nos questionávamos sobre o que tínhamos a oferecer em nossa cidade. Hoje, podemos afirmar com orgulho que estamos presenciando esse avanço. Estamos prontos para levar nossas ideias além das fronteiras e compartilhá-las com o mundo”, ressaltou Andy.

 

Cocreation Lab e o pitch final

 

O Cocreation Lab funciona como uma pré-incubadora, oferecendo suporte a pessoas, equipes e empreendedores que estão na fase de criação de seus negócios. O programa utiliza uma metodologia que inclui serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos, apoio institucional, networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

 

As propostas selecionadas têm acesso a benefícios como infraestrutura de trabalho, incluindo espaços compartilhados e recursos técnicos. Durante a pré-incubação, que dura cinco meses, os participantes devem cumprir requisitos como participação em atividades de capacitação, encontros de mentoria, preenchimento de ferramentas na plataforma TXM Business e apresentação de um pitch final perante uma banca avaliadora.

 

No evento realizado nesta quinta-feira, seis equipes tiveram quatro minutos cada para defender seus negócios frente à banca formada pelo secretário Sávio Denardi, a consultora de negócios e gestora de projetos do Sebrae, Thaise Amaral, e o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Janos de Matos Horst.

 

Dentre os negócios defendidos estavam: Alquimia da Terra; Casa Terra Café; Dona Maria; Jobber; Florest Energy Drink e Bela Fruta. Após a rodada de defesa, os resultados foram anunciados e a iniciativa “Dona Maria”, da crocheteira, enfermeira e empreendedora Yaçanã dos Reis, foi a vencedora.

 

Para Yaçanã, “foi um trabalho realmente intenso, com muitas horas dedicadas ao estudo. Recebemos um suporte excepcional do Cocreation e da TXM, o que foi fundamental para alcançarmos o resultado surpreendente”. Ela ainda admite a surpresa com a premiação. “Confesso que não esperava tanto, especialmente considerando a forte concorrência e a qualidade dos trabalhos apresentados. Foi uma jornada intensa, mas extremamente gratificante. Agora, olhando para o futuro e para a empresa que estamos criando e desenvolvendo, sinto uma confiança ainda maior de que estamos trilhando o caminho correto”.

 

Em segundo e terceiro lugar, ficaram as iniciativas Florest Energy Drink e Casa Terra Café, respectivamente.

 

“O primeiro lugar vai só para uma iniciativa, mas todas elas venceram a partir do momento em que ajudaram a impulsionar o empreendedorismo e a inovação em nossa cidade. Estou muito feliz com o resultado do projeto e ansioso para conhecer e ajudar no futuro das ideias apresentadas aqui”, reforçou o secretário Sávio Denardi.

 

Para acessar a galeria com todas as fotos do evento clique AQUI.