PIB de Guarapuava cresce quase 90% em cinco anos

16/01/2018

Um número representativo para a economia de Guarapuava, que reflete o resultado de diversos investimentos públicos e privados. Nos últimos anos, o Produto Interno Bruto (PIB) do município cresceu 89,8%, avanço acima da média estadual que foi de 67,4% entre 2010 e 2015. Guarapuava superou outras cidades importantes do Estado, como Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina e Curitiba, por exemplo. “A administração municipal tem trabalhado muito para que Guarapuava alcance um novo patamar de desenvolvimento e é justamente isso o que vem ocorrendo. Somos um dos municípios que mais cresce no Sul do Brasil, reflexo de parcerias e diversos investimentos públicos e privados em áreas essenciais para o desenvolvimento do município, e também na prioridade que estabelecemos para a saúde, educação e qualidade de vida”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O levantamento foi realizado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social), com base em dados do IBGE. Além de buscar grandes investidores, como por exemplo, a Araupel, a atual administração fomentou os empreendimentos e empreendedores locais, com a instalação da Agência do Empreendedor que, nesse período, formalizou e apoiou mais de 2.000 MEIs (Micro Empreendedores Individuais) e micro e pequenas empresas.

“As ações somadas fortalecem e mostram o potencial de uma cidade que está num processo contínuo de crescimento. Temos a certeza que o próximo levantamento será ainda melhor, pois, nos últimos anos, nosso município recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos públicos e privados. Entre os principais, podemos citar a obra do projeto Cidade dos Lagos, que terá shopping, edifícios residenciais e comerciais, instituições de ensino e o Hospital Regional, que vai atender cerca de 20 municípios da região. Há ainda outros empreendimentos imobiliários por diversos bairros, a duplicação das rodovias que cortam a cidade, a nova avenida XV de novembro, o novo aeroporto, entre outros”, enumera o prefeito de Guarapuava.